
Senatran confirma 1,5 milhão de motoristas profissionais com exame toxicológico vencido
Número representa 13% do total de habilitados nas categorias C (caminhão), D (vans e ônibus) e E (carretas), que somava em dezembro de 2024 o total de 11.550.608. Portanto, a cada 8 motoristas dessas categorias, um está com o exame vencido.
Após a confirmação de que o motorista da carreta envolvido na tragédia que matou 39 pessoas, em Minas Gerais, estava sob efeito de várias drogas, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) confirmou que 1,5 milhão de condutores habilitados para dirigir veículos das categorias C, D e E – ou seja, caminhões (C), ônibus e vans (D) e carretas (E) – estão circulando com o exame toxicológico vencido.
Em dezembro de 2024, o total de habilitados nessas categorias era de 11.550.608, para os quais o exame toxicológico é obrigatório a cada 30 meses, além da renovação da CNH, mudança de categoria ou nos processos de admissão e demissão de empresas. Considerando que, no mesmo mês, 1.491.972 motoristas estavam com o exame toxicológico vencido, isso representa praticamente 13% do total, ou 1 em cada 8.
O estado de São Paulo representa 62% do total de habilitados nestas categorias na região Sudeste e praticamente 30% do total nacional. Veja os dados por estado e o percentual dos motoristas com exame para drogas vencido por região.
Região/Estado | Toxicológico Vencido | % do Total da Região |
SUDESTE | ||
SP | 435.939 | 62,26% |
RJ | 98.485 | 14,07% |
MG | 127.879 | 18,27% |
ES | 37.655 | 5,38% |
Total Sudeste | 699.958 | 100% |
SUL | ||
PR | 112.827 | 42,60% |
SC | 78.915 | 29,80% |
RS | 73.085 | 27,60% |
Total Sul | 264.827 | 100% |
CENTRO-OESTE | ||
DF | 28.004 | 16,00% |
GO | 68.746 | 39,28% |
MS | 29.318 | 16,75% |
MT | 48.961 | 27,97% |
Total Centro Oeste | 175.029 | 100% |
NORDESTE | ||
AL | 12.377 | 4,88% |
BA | 64.174 | 25,28% |
CE | 32.556 | 12,83% |
MA | 25.029 | 9,86% |
PB | 17.171 | 6,77% |
PE | 59.620 | 23,48% |
PI | 14.307 | 5,63% |
RN | 15.930 | 6,27% |
SE | 12.706 | 5,00% |
Total Nordeste | 253.870 | 100% |
NORTE | ||
AC | 5.070 | 5,16% |
AM | 13.313 | 13,55% |
AP | 4.147 | 4,22% |
PA | 49.129 | 50,00% |
RO | 22.112 | 22,49% |
RR | 4.517 | 4,59% |
Total Norte | 98.288 | 100% |
TOTAL NACIONAL | 1.491.972 | Fontes: Senatran e SOS Estradas |
Motoristas de ônibus representam 62% dos habilitados nas categorias C, D e E
Apesar do foco das matérias sobre exames vencidos recair principalmente nos motoristas de caminhão e carreta, os motoristas habilitados na categoria D, que podem dirigir ônibus, micro-ônibus e vans, representam 62% do total de habilitados.
Esse número não indica o percentual de motoristas com exame vencido por categoria, mas reforça a necessidade de maior atenção no transporte de passageiros, que atualmente não tem recebido a devida fiscalização.
Cat. C | Cat. D | Cat. E | Total |
2.080.290 | 7.175.491 | 2.294.827 | 11.550.608 |
Exame toxicológico e controle de substâncias psicoativas
O exame toxicológico de larga janela é praticamente o único meio de controle do uso de substâncias psicoativas por motoristas profissionais adotado pelas autoridades, especialmente quando comparado ao consumo de álcool, como já revelou o SOS Estradas.
Leia a matéria: Toxicológico foi seis vezes mais eficiente para drogas que Lei Seca para álcool
A explicação é simples: parar um ônibus durante uma operação da Lei Seca em áreas urbanas é praticamente inviável, sobretudo se o condutor estiver dirigindo sob efeito de álcool. O mesmo ocorre nas rodovias, onde o simples desembarque de passageiros próximo à pista pode causar atropelamentos, conforme explicou um policial rodoviário que preferiu não ser identificado:
“Já passamos por muitos sustos durante fiscalizações de transporte clandestino e irregular, especialmente quando há crianças que não têm noção do risco de estarem à beira de uma rodovia.”
No caso dos caminhões, a dificuldade também existe devido às dimensões desses veículos. Normalmente, a polícia é alertada por usuários das rodovias que percebem condução perigosa de motoristas de carretas ou ônibus e avisam as autoridades.
Outro aspecto importante, é que o exame toxicológico de larga janela, permite identificar os usuários frequentes de drogas. Isto porque sua janela de detecção é do mínimo 90 dias. Os laudos positivos revelam motoristas que usam quase que diariamente drogas. Não se trata de uso eventual, portanto, representam risco muito maior para a sociedade. Afinal, dirigem veículos pesados com toneladas de cargas ou dezenas de pessoas a bordo.
Bomba-relógio nas ruas e estradas
O coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, alerta que os 13% de condutores com exame toxicológico vencido representam um risco equivalente a uma bomba-relógio prestes a explodir.
“Um motorista cansado e sob efeito de drogas dirigindo um ônibus ou caminhão pode causar uma tragédia comparável a um ato terrorista e ainda sair ileso. No caso de Minas Gerais, o caminhoneiro envolvido na tragédia com 39 mortos saiu ileso, mas deixou um rastro de destruição equivalente ao impacto de uma bomba.”
Rizzotto reforça que é imprescindível que os Detrans cumpram a lei e suspendam as CNHs dos motoristas com exame toxicológico vencido. Além disso, ele defende que os dirigentes dos órgãos que eventualmente deixaram de aplicar a legislação sejam responsabilizados pelas mortes provocadas por condutores que deveriam ter suas habilitações suspensas, mas continuaram circulando nessa condição e causaram acidentes, principalmente com vítimas.
Entenda melhor a responsabilidade dos Detrans e os casos de omissão na matéria: Detrans permitem que motoristas usuários de drogas continuem dirigindo impunes
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Rapaz chamar motorista de caminhão de bomba relógio é um tanto exagerado. condutores de veículo de passeio também pode causar tragédia no trânsito. Agora deveria ter fiscalização automática venceu automaticamente a CNH deveria ser bloqueada.motorista de app moto Uber mercado livre shopee também deveria ser fiscalizado com toxicológico
Não é motorista de caminhão que estamos qualificando de bomba relógio, mas usuário de drogas dirigindo veículo pesado. E isso os números comprovam. Em 363 acidentes com pelo menos 1 vítima fatal, envolvendo 1 caminhão e 1 automóvel, foram registrados 17 mortos ocupantes de caminhão e 605 de automóvel. Nestes 363 acidentes (sinistros) as responsabilidades se dividiam. Algumas vezes era do caminhoneiro outras do motorista de automóvel. Mas quando o motorista dirige um caminhão com dezenas de toneladas, utilizando drogas e causa a tragédia, ele pode ser qualificado como arma de destruição em massa e a bomba relógio é a explosão da droga no seu organismo. Quanto ao bloqueio da CNH , é justamente o que defendemos e que os Detrans não tem feito.
Essa parte da materia é excelente, veja:
“Além disso, ele defende que os dirigentes dos órgãos que eventualmente deixaram de aplicar a legislação sejam responsabilizados pelas mortes provocadas por condutores que deveriam ter suas habilitações suspensas, mas continuaram circulando nessa condição e causaram acidentes, principalmente com vítimas.”