1 em cada 8 motoristas de ônibus e caminhão está com exame toxicológico vencido
FLAGRANTE: Caminhoneiro drogado chega a pular do veículo em movimento, como ocorreu na frente do Posto da PRF na BR-163/MS. Foto: Divulgação

Senatran confirma 1,5 milhão de motoristas profissionais com exame toxicológico vencido

Número representa 13% do total de habilitados nas categorias C (caminhão), D (vans e ônibus) e E (carretas), que somava em dezembro de 2024 o total de 11.550.608.  Portanto, a cada 8 motoristas dessas categorias, um está com o exame vencido.

Após a confirmação de que o motorista da carreta envolvido na tragédia que matou 39 pessoas, em Minas Gerais, estava sob efeito de várias drogas, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) confirmou que 1,5 milhão de condutores habilitados para dirigir veículos das categorias C, D e E – ou seja, caminhões (C), ônibus e vans (D) e carretas (E) – estão circulando com o exame toxicológico vencido.

Em dezembro de 2024, o total de habilitados nessas categorias era de 11.550.608, para os quais o exame toxicológico é obrigatório a cada 30 meses, além da renovação da CNH, mudança de categoria ou nos processos de admissão e demissão de empresas. Considerando que, no mesmo mês, 1.491.972 motoristas estavam com o exame toxicológico vencido, isso representa praticamente 13% do total, ou 1 em cada 8.

O estado de São Paulo representa 62% do total de habilitados nestas categorias na região Sudeste e praticamente 30% do total nacional. Veja os dados por estado e o percentual dos motoristas com exame para drogas vencido por região.

Região/EstadoToxicológico Vencido% do Total da Região
SUDESTE
SP435.93962,26%
RJ98.48514,07%
MG127.87918,27%
ES37.6555,38%
Total Sudeste699.958100%
SUL
PR112.82742,60%
SC78.91529,80%
RS73.08527,60%
Total Sul264.827100%
CENTRO-OESTE
DF28.00416,00%
GO68.74639,28%
MS29.31816,75%
MT48.96127,97%
Total Centro Oeste175.029100%
NORDESTE
AL12.3774,88%
BA64.17425,28%
CE32.55612,83%
MA25.0299,86%
PB17.1716,77%
PE59.62023,48%
PI14.3075,63%
RN15.9306,27%
SE12.7065,00%
Total Nordeste253.870100%
NORTE
AC5.0705,16%
AM13.31313,55%
AP4.1474,22%
PA49.12950,00%
RO22.11222,49%
RR4.5174,59%
Total Norte98.288100%
TOTAL NACIONAL1.491.972Fontes: Senatran e SOS Estradas

Motoristas de ônibus representam 62% dos habilitados nas categorias C, D e E

Apesar do foco das matérias sobre exames vencidos recair principalmente nos motoristas de caminhão e carreta, os motoristas habilitados na categoria D, que podem dirigir ônibus, micro-ônibus e vans, representam 62% do total de habilitados.

Esse número não indica o percentual de motoristas com exame vencido por categoria, mas reforça a necessidade de maior atenção no transporte de passageiros, que atualmente não tem recebido a devida fiscalização.

Cat. CCat. DCat. ETotal
2.080.2907.175.4912.294.82711.550.608

 

Exame toxicológico e controle de substâncias psicoativas

O exame toxicológico de larga janela é praticamente o único meio de controle do uso de substâncias psicoativas por motoristas profissionais adotado pelas autoridades, especialmente quando comparado ao consumo de álcool, como já revelou o SOS Estradas.

Leia a matéria: Toxicológico foi seis vezes mais eficiente para drogas que Lei Seca para álcool

A explicação é simples: parar um ônibus durante uma operação da Lei Seca em áreas urbanas é praticamente inviável, sobretudo se o condutor estiver dirigindo sob efeito de álcool. O mesmo ocorre nas rodovias, onde o simples desembarque de passageiros próximo à pista pode causar atropelamentos, conforme explicou um policial rodoviário que preferiu não ser identificado:

“Já passamos por muitos sustos durante fiscalizações de transporte clandestino e irregular, especialmente quando há crianças que não têm noção do risco de estarem à beira de uma rodovia.”

No caso dos caminhões, a dificuldade também existe devido às dimensões desses veículos. Normalmente, a polícia é alertada por usuários das rodovias que percebem condução perigosa de motoristas de carretas ou ônibus e avisam as autoridades.

Outro aspecto importante, é que o exame toxicológico de larga janela, permite identificar os usuários frequentes de drogas. Isto porque sua janela de detecção é do mínimo 90 dias. Os laudos positivos revelam motoristas que usam quase que diariamente drogas. Não se trata de uso eventual, portanto, representam risco muito maior para a sociedade. Afinal, dirigem veículos pesados com toneladas de cargas ou dezenas de pessoas a bordo.

Bomba-relógio nas ruas e estradas

O coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, alerta que os 13% de condutores com exame toxicológico vencido representam um risco equivalente a uma bomba-relógio prestes a explodir.

“Um motorista cansado e sob efeito de drogas dirigindo um ônibus ou caminhão pode causar uma tragédia comparável a um ato terrorista e ainda sair ileso. No caso de Minas Gerais, o caminhoneiro envolvido na tragédia com 39 mortos saiu ileso, mas deixou um rastro de destruição equivalente ao impacto de uma bomba.”

Rizzotto reforça que é imprescindível que os Detrans cumpram a lei e suspendam as CNHs dos motoristas com exame toxicológico vencido. Além disso, ele defende que os dirigentes dos órgãos que eventualmente deixaram de aplicar a legislação sejam responsabilizados pelas mortes provocadas por condutores que deveriam ter suas habilitações suspensas, mas continuaram circulando nessa condição e causaram acidentes, principalmente com vítimas.

Entenda melhor a responsabilidade dos Detrans e os casos de omissão na matéria: Detrans permitem que motoristas usuários de drogas continuem dirigindo impunes

4 COMENTÁRIOS

  1. Rapaz chamar motorista de caminhão de bomba relógio é um tanto exagerado. condutores de veículo de passeio também pode causar tragédia no trânsito. Agora deveria ter fiscalização automática venceu automaticamente a CNH deveria ser bloqueada.motorista de app moto Uber mercado livre shopee também deveria ser fiscalizado com toxicológico

    • Não é motorista de caminhão que estamos qualificando de bomba relógio, mas usuário de drogas dirigindo veículo pesado. E isso os números comprovam. Em 363 acidentes com pelo menos 1 vítima fatal, envolvendo 1 caminhão e 1 automóvel, foram registrados 17 mortos ocupantes de caminhão e 605 de automóvel. Nestes 363 acidentes (sinistros) as responsabilidades se dividiam. Algumas vezes era do caminhoneiro outras do motorista de automóvel. Mas quando o motorista dirige um caminhão com dezenas de toneladas, utilizando drogas e causa a tragédia, ele pode ser qualificado como arma de destruição em massa e a bomba relógio é a explosão da droga no seu organismo. Quanto ao bloqueio da CNH , é justamente o que defendemos e que os Detrans não tem feito.

  2. Essa parte da materia é excelente, veja:
    “Além disso, ele defende que os dirigentes dos órgãos que eventualmente deixaram de aplicar a legislação sejam responsabilizados pelas mortes provocadas por condutores que deveriam ter suas habilitações suspensas, mas continuaram circulando nessa condição e causaram acidentes, principalmente com vítimas.”

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