Ponte Estaiada, na Marginal do Rio Pinheiros tornou-se um marco na cidade de São Paulo. Obra fica bem próxima à TV Globo,na região Sul da capital. Foto: Divulgação

Arte, diversão, entretenimento, gastronomia, trabalho, modernidade, a maior metrópole do Brasil não dorme nunca pra você não perder tempo 

Se você pensa que a capital paulista é reduto de pessoas viciadas em trabalho está enganado. A maior cidade da América Latina e a 11ª cidade mais populosa do mundo vai te surpreender, e muito! A cidade que não para nunca tem atrações para gregos e troianos em todos os sentidos.

O Estradas traz para você algumas dicas – já que a lista de opções é imensa – para você desbravar os principais pontos da maior metrópole do Brasil. Prepare-se!

Muito além do turismo de negócios, a maior metrópole do Brasil tem se destacado cada vez mais como um importante destino de lazer. Repleta de atrações culturais, gastronômicas e de entretenimento, a cidade de São Paulo tem muito a oferecer a seus visitantes.

Considerada a 11ª cidade mais populosa do mundo, a capital paulista encanta milhões de pessoas que moram ou visitam a metrópole todos os anos. Afinal, a Terra da Garoa tem encantos que não acabam.

Referência em gastronomia, modernidade e oportunidades profissionais, São Paulo tem hoje uma população de pouco mais de 12 milhões de pessoas, e considerando o total da Região Metropolitana, o número salta para quase 22 milhões de habitantes.

Escolhemos mostrar alguns pontos muito conhecidos e com encantos peculiares, sejam no campo da gastronomia, da cultura, da arte, do lazer e do entretenimento. Prepare-se para se deleitar e relembrar…

Se tem uma imagem que vem à mente de todos quando se pensa em São Paulo é, sem dúvida, a do Edifício Copan. Símbolo da arquitetura moderna e inovadora, o prédio, localizado no centro, foi idealizado por Oscar Nyemeyer, em 1954, e concluído em 1966, por Carlos Alberto Cerqueira Lemos. Neste mês, no dia 25, o Copan completará 53 anos de inauguração.

Cinco mil moradores

O prédio tem 115 metros de altura, 32 andares e 120 mil m² de área construída. É dividido em seis blocos, com um total de 1.160 apartamentos com dimensões variadas, e cerca de 5 mil moradores, além de mais de 70 estabelecimentos comerciais.

Visitação

Para quem deseja visitar o terraço do Copan é possível fazê-lo, durante a semana, nos seguintes horários: às 10h30 e às 15h30. É preciso chegar com quinze minutos de antecedência. A visita é feita acompanhada e é gratuita.

Serviço:

Edifício Copan
Endereço: Avenida Ipiranga, 200 – Bloco S – Sobreloja – Bela Vista – São Paulo (Metrô República).

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, com hora marcada por telefone.
Entrada gratuita

Informações: (11) 3259-5917

Cultura

São Paulo possui mais de 100 museus e centros culturais, além de inúmeros cinemas, teatros e bibliotecas. Do MASP ao Museu do Futebol, de concertos de música clássica a musicais da Broadway, há opções para todos os gostos. A Pinacoteca, o Museu Catavento, o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) são apenas alguns dos destaques culturais na cidade.

Cidade cosmopolita

Pessoas de dezenas de nacionalidades diferentes vivem em São Paulo, cidade que apresenta uma grande mistura de influências culturais das mais diversas origens. A capital paulista possui grandes comunidades de italianos, japoneses, portugueses, bolivianos e libaneses, entre tantos outros povos. Bairros como a Liberdade e o Bixiga mostram um pouco de toda essa diversidade.

Vida noturna

Do eletrônico ao sertanejo, a vida noturna de São Paulo é muito agitada, com várias baladas e barzinhos. Para isso, locais como a Vila Madalena, o Itaim Bibi, a Vila Olímpia e a região da Rua Augusta são ideais. Para aqueles que gostam de curtir a noite, vale destacar também que a capital paulista é conhecida pelos serviços abertos 24h por dia, como padarias, lanchonetes e até academias.

Compras

São Paulo é uma cidade perfeita para compras, não importa o orçamento. Renomadas grifes possuem lojas na cidade, seja na elegante Rua Oscar Freire ou em algum shopping de luxo. Mas a cidade também é conhecida pelo comércio popular, com destaque para a Rua 25 de Março, o Brás e o Bom Retiro.

História

Fundada em 1554, São Paulo é uma das cidades mais antigas do Brasil. Seus mais de 450 anos de história aparecem em vários pontos turísticos, como a Praça da Sé, o Theatro Municipal (palco da Semana de Arte Moderna de 1922), o Pateo do Collegio (onde a cidade foi fundada), o Farol Santander (Edifício Altino Arantes) e o Parque da Independência (marco histórico nacional, onde D. Pedro I declarou a independência do Brasil).

Arte urbana

A capital paulista é uma das melhores cidades do mundo para admirar a arte urbana. Murais e grafites pelas ruas transformam a cidade em uma verdadeira galeria a céu aberto, com obras de artistas famosos, como o paulistano Eduardo Kobra. No roteiro da arte urbana, não deixe de visitar o Beco do Batman, na Vila Madalena.

Parques e áreas verdes

Engana-se quem acha que em São Paulo só há concreto. Mesmo em plena metrópole, é possível entrar em contato com a natureza e aproveitar o tempo livre em um de seus diversos parques, jardins e áreas verdes. Entre os mais bonitos estão o Parque do Ibirapuera, o Parque Estadual da Cantareira e o Jardim Botânico.

Grandes shows e eventos

A cidade possui um extenso calendário de eventos, festivais de música e grandes shows de artistas e bandas internacionais, além de eventos esportivos, como campeonatos de futebol, vôlei e basquete, e culturais, como a Bienal de Arte de São Paulo.

Skyline e arquitetura

Com mais de 50 mil prédios, São Paulo tem um skyline impressionante. Alguns dos panoramas mais icônicos da cidade são os da Avenida Paulista, do Vale do Anhangabaú, do Parque do Ibirapuera e da Ponte Estaiada. São Paulo também abriga incríveis obras arquitetônicas, como o prédio do MASP, o Edifício Copan, a Estação da Luz, o Auditório do Ibirapuera, a Japan House e muitas outras.

Parque do Ibirapuera

O Parque Ibirapuera é um dos locais mais frequentados pelos paulistanos para a prática de esportes, lazer ou mesmo para uma leitura e reflexão. É um mundo verde muito agradável; um convite a experimentar uma São Paulo diferente: passear pelo gramado, ouvir o canto dos pássaros, sentir o ar fresco e a energia que emana da natureza.

No local, há o Auditório Ibirapuera, o pavilhão da Bienal, o Museu Afro Brasil, o MAM e a OCA. Próximo dele está o Museu de Arte Contemporânea – MAC, com obras de artistas como Picasso, Matisse, Miró, Kandinsky e Modigliani.

Beco do Batman

Entre as vielas do bairro da Vila Madalena, mais precisamente nas ruas Gonçalo Afonso Medeiros de Albuquerque, fica localizada uma galeria de grafite a céu aberto, conhecida como Beco do Batman – próxima à estação Clínicas do Metrô. Com ruas estreitas, a visita ao local pode ser mais proveitosa se o visitante for a pé ou de bicicleta. Vale a visita.

Catavento Cultural

Localizado na Praça Cívica Ulisses Guimarães, no centro de São Paulo, o Catavento Cultural e Educacional é um dos espaços da cidade que mais atrai público infanto-juvenil em busca de informação e diversão. O local tem como objetivo apresentar para crianças e adolescentes, assim como para adultos, conhecimentos científicos e culturais transmitidos de forma lúdica, por meio de exposições e outros ambientes interativos.

Serviço:

Catavento Cultural e Educacional

Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h, inclusive aos feriados

Entrada até as 16 horas

Endereço: Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº – Brás

Preço: R$ 6 (R$ 3, meia-entrada)

Informações: (11) 3315-0051

Mercado Municipal

Ir a Sampa e não visitar o Mercado Municipal é um desperdício. Localizado na Rua Cantareira, no Centro Histórico da capital paulista, o local, popularmente conhecido como Mercadão, é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade.

Repleto de opções de lazer e comércio, o edifício, que possuí mais de oito décadas de história, foi inaugurado em 1933, vindo a substituir o antigo Mercado Central, que funcionava a céu aberto na Rua 25 de Março. Lá, há enorme variedade de produtos, que vão desde hortifrutigranjeiros e especiarias até refeições e lanches, como o tradicional sanduíche de mortadela.

Serviço:

Mercado Municipal de São Paulo

Endereço: Rua Cantareira, 306 – Centro

Horário: de segunda a sábado, das 6h às 18h; aos domingos e feriados, das 6h às 16h

Informações: (11) 3313-3365

Onde comer:

Restaurante e Pizzaria Copan

São Paulo é, inquestionavelmente, uma cidade que agrada a gregos e troianos, quando o assunto é gastronomia. Há uma enorme variedade de especialidades culinárias. São mais de 12 mil restaurantes de todos os tipos e para todos os bolsos – isso sem contar os food trucks e as feiras gastronômicas. O destaque, claro, vai para as pizzarias, as tradicionais cantinas italianas.

E por falar em pizza, o Restaurante e Pizzaria Copan, localizada dentro do Edifício Copan, acaba de lançar em seu cardápio o rodizio de pizzas, que tem preços especiais para grupos de 10 pessoas comerem à vontade, tanto os sabores salgados como os doces, agora o restaurante implanta as “Noites do Rodízio”, às sextas-feiras e aos sábados, a partir das 19h, com valores especiais.

Comandado pelo atencioso chef Raimundo de Oliveira, desde 1997, a Pizzaria Copan tornou-se uma das mais populares de São Paulo. Além das pizzas, há pratos à la carte, as deliciosas pizzas, massas, petiscos e sobremesas, destauqe especial para o petit gateau.

O restaurante também prepara drinques especiais, além de possuir um menu diversificado de vinhos e uísques nacionais e importados. O Restaurante e Pizzaria Copan também faz reservas e entregas. O atendimento é impecável, com destaque para as garçonetes Antônia e Letícia.

Serviço:

Restaurante e Pizzaria Copan

Endereço: Avenida Ipiranga, 200 – Loja 12 – República

Horário: de segunda a sábado, das 11h às 23h30; domingos e feriados, não Abre

Informações: (11) 3257-5245 e www.pizzariacopan.com.br

Restaurante Ca’d’Oro

Um dos mais tradicionais e aclamados restaurantes italianos de São Paulo, o Ca’d’Oro lançou recentemente uma nova opção de menu executivo. Chamado de Mezzogiorno Light, é composto por couvert, prato principal e sobremesa do dia, ideal para quem busca uma refeição de qualidade para o almoço.

O Mezzogiorno a Tavola continua como opção tradicional de menu executivo da casa, com couvert, entrada, prato principal e sobremesa. Ambos os menus estão disponíveis em dias úteis, sempre no almoço, recheados de pratos típicos do norte da Itália.

Instalado no tradicional Hotel Ca’d’Oro, o restaurante serve há décadas pratos atemporais, com o toque do jovem e experiente chef Frabrizio M. Guzzoni. O Ca’d’Oro prova que a gastronomia italiana é mais rica e diversificada do que aquela popularmente conhecida. As massas são tradicionais, além das carnes especiais. Destaques para o agnolotti di magro della nonna (massa recheada com misto de queijos magros e espinafre, com molho de manteiga e sálvia) e para o clássico ossobuco alla milanese (canela de vitelo assada lentamente ao toque de gremolata, servido com risoto de açafrão).

Serviço:

Restaurante Ca’d’Oro

Endereço: Rua Augusta, 129, Consolação

Telefone: (11) 3236-4300

Informações e reservas: https://www.cadoro.com.br/

Onde ficar:

WZ Hotel Jardins

Com design moderna, o WZ Hotel Jardins está localizado em uma das áreas mais nobres da cidade: nos Jardins, ao lado da Rua Oscar Freire. Além disso, a estação Oscar Freire do metrô fica a poucos passos do hotel, facilitando o deslocamento de seus hóspedes aos principais pontos de interesse da cidade.

O WZ Hotel Jardins oferece quartos amplos e confortáveis, restaurante de culinária contemporânea, cafeteria própria, bar, café da manhã completo, Wi-Fi gratuito e estacionamento no local. No entorno do hotel, estão lojas das principais grifes da moda e restaurantes que oferecem o melhor da gastronomia paulistana. O hotel também fica a poucos quilômetros do Aeroporto de Congonhas.

Serviço:

WZ Hotel Jardins

Endereço: Avenida Rebouças, 955 – Jardins (entre a Rua Oscar Freire e a Alameda Lorena)

Telefones: (11) 3069-0000 / 0800-129422

Informaçõeswww.wzhoteljardins.com.br

The World Hotel

Estrategicamente localizado no coração da Vila Olímpia, o The World Hotels é outra boa e agradável opção para os visitantes da capital. Graças a isso, o empreendimento é uma excelente opção para quem chega a São Paulo via Congonhas (a 15 minutos do aeroporto) ou via rodovias para quem vem do Interior, Vale do Paraíba e Litoral.

A região ao entorno do The World Hotels conta ainda com importantes espaços verdes da cidade, como os parques Ibirapuera e do Povo, além de shoppings como o JK Iguatemi e o Vila Olímpia, e diversos restaurantes como Ruella, Bárbaro e Praça São Lourenço. Além, é claro, do famoso centro gastronômico italiano Eataly, a pouco mais de um quilômetro do hotel.

O hotel oferece uma estrutura de 161 apartamentos, com acomodações de 32m², divididas em dois ambientes, com sala de estar e dormitório e equipadas com: cozinha americana (micro-ondas, cafeteira, fogão elétrico e frigobar), TV, espaço de trabalho e Wi-Fi. No The World, o hóspede encontra ainda área de lazer com belo jardim e oferece piscina, sauna, jacuzzi e sala fitness para relaxar ou se exercitar.

Serviço:

The World Hotel

Endereço: Rua Gomes de Carvalho, 1005 – Vila Olímpia, São Paulo – SP, 04547-002

Telefone: (11) 3049-6700

Informações: www.theworld.com.br

Hotel Ca’d’Oro

O Ca’d’Oro sempre foi sinônimo de excelência em serviços, de elegância e de uma das melhores cozinhas italianas de São Paulo. Reaberto em 2016, o hotel tem hoje um design mais moderno, mas não abriu mão de suas tradições e história. Com uma localização estratégica entre a Avenida Paulista e o coração do centro da cidade, o Ca’d’Oro possibilita fácil acesso a estações do metrô e aos principais pontos de interesse de São Paulo.

As acomodações têm vistas privilegiadas da cidade. Em cinco categorias, os quartos têm de 27 a 56 m², com decoração elegante e muito conforto. O hotel oferece também piscina e academia panorâmicas na cobertura do prédio, sauna, bar e biblioteca.

Serviço:

Hotel Ca’d’Oro

Endereço: Rua Augusta, 129, Consolação

Telefone: (11) 3236-4300

Informações e reservas: https://www.cadoro.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui