Consórcio Infraestrutura MG venceu os dois lotes rodoviários e vai comandar quase 1.082 quilômetros de extensão. No Lote 1 e Lote 2, serão construídas 16 praças de pedágio, 8 em cada
Depois da folia, um anúncio que vai deixar milhares de motoristas bem revoltados. Isso porque o Governo de Minas autorizou o início das operações da nova concessionária, Rodovias do Triângulo, responsável pela administração do lote 1 (Triângulo Mineiro), com extensão de 627,4 quilômetros.
De acordo com o contrato do Programa de Concessões Rodoviárias, serão construídas 16 praças de pedágio, oito em cada lote, com previsão de início de cobrança depois de nove meses, caso a concessionária cumpra com as obrigações, como a conclusão das metas dos serviços iniciais ao longo dos trechos rodoviários.
Além disso, a Rodovias do Triângulo será responsável pela duplicação de 36,1 quilômetros e implantação de 55 quilômetros de faixas adicionais, além de 353 quilômetros de acostamento, 52 dispositivos de interseção e rotatórias, três travessias de pedestres, 39 adequações de Obras de Arte Especiais, 13 quilômetros de pavimentação, entre outros. Esse lote abrange as cidades de Uberaba, Uberlândia e Araxá, e receberá R$ 3 bilhões de investimento.
Já o Lote 2, Sul de Minas, com 454,3 quilômetros, abrange trechos das rodovias CMG-146, MG-173, MG-290, MG-295, MG-455, BR-459, MG-459 e LMG-877, e corta os municípios de Pouso Alegre, Poços de Caldas e Itajubá. Lá, serão investidos, aproximadamente, R$ 2 bilhões.
Concessão por 30 anos
Conforme o contrato assinado, a concessionária será responsável pelos serviços de operação, monitoração, manutenção, ampliação de capacidade e de serviço por 30 anos. Em contrapartida, o usuário terá que pagar pedágio durante 29 anos, considerando que as tarifas comecem a ser cobradas após 9 meses a 1 ano, do início do contrato.
De acordo com o presidente do Consórcio Infraestrutura MG, José Carlos Cassaniga, a tarifa a ser cobrada no Lote 1 deve ficar em torno de R$8,32 (veículo de passeio); enquanto nas rodovias do Lote 2, o valor será em torno de R$11,48. Em ambos os lotes, serão construídas oito praças cada.
“Os dois primeiros anos desses dois contratos vão ser dedicados a remodelação funcional, ou seja, todos aqueles defeitos de pavimentos que a gente vê e atrasa as viagens serão feitos nesse período. No terceiro ano irão começar as obras de ampliação, que contemplam duplicações, faixas adicionais e pavimentação de acostamentos“, esclarece Cassaniga.
De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, o próximo trecho a ser privatizado em Minas será na região de Furnas, no Sul do Estado. A expectativa do governo de Minas é que sejam atraídos, ao todo, R$11 bilhões em investimentos privados.
Pedágios
Neste ano de 2023, serão realizados os trabalhos iniciais de correções e manutenção nos pavimentos e drenagem da via, revitalização da sinalização, além da ampliação da segurança viária em toda extensão da malha concedida. Os investimentos serão feitos com soluções de engenharia de ponta, atendendo às características da região.
Segundo o Governo de Minas, “a cobrança da tarifa de pedágio somente poderá ter início após o cumprimento de obrigações por parte da concessionária, como a conclusão das metas dos serviços iniciais ao longo dos trechos rodoviários, previstas para serem realizadas em nove meses.”
Ainda de acordo com o contrato, “a concessionária tem que dar ampla divulgação da data de início da cobrança da tarifa, seus valores, o processo de pesagem de veículos e outras informações pertinentes, inclusive sobre o sistema de atendimento ao usuário“.
O Estradas tomou conhecimento somente dos locais onde serão construídas as praças do Lote 2 (Sul de Minas):
- P1 – BR-459 – Caldas
- P2 – BR-459 – Congonhal
- P3 – BR-459 – Santa Rita do Sapucaí
- P4 – CMG-146 – Poços de Caldas
- P5 – MG-173 – Gonçalves
- P6 – MG-290 – Borda da Mata
- P7 – MG-290 – Ouro Fino
- P8 – MG-459 – Monte Sião
Trecho de cobertura das rodovias sob concessão da Rodovias do Triângulo
Conforme prevê o contrato de concessão, o trecho de cobertura da concessionária Rodovias do Triângulo contempla 16 municípios mineiros, a saber:
- Água Comprida
- Araguari
- Araxá
- Conceição das Alagoas
- Estrela do Sul
- Indianópolis
- Iraí de Minas
- Monte Carmelo
- Nova Ponte
- Patrocínio
- Perdizes
- Planura
- Romaria
- Santa Juliana
- Uberaba
- Uberlândia
Malha viária
- BR-452 – entre os cruzamentos com a MG-190 (Nova Ponte) e a BR-262 (Araxá)
- MGC-452 – entre os cruzamentos com a BR-365 (B), em Uberlândia, e a MG-190 (Nova Ponte)
- MGC-462 – entre os cruzamentos com a BR-365 (Patrocínio) e a BR-452 (A). Recomeça no cruzamento com a BR-452 (B) e termina no cruzamento com a BR-262 (Perdizes)
- LMG-782 – entre os cruzamentos com a BR-365 (Monte Carmelo) e com a MG-190 (Iraí de Minas)
- LMG-798 – entre o cruzamento com a MG-190 (Nova Ponte) até Uberaba
- LMG-812 – entre os cruzamentos com a MG-190 (Nova Ponte) e a BR-452, ainda em Nova Ponte
- MG-190 – entre os cruzamentos com a BR-365 (Romaria) e a LMG 798 (Nova Ponte). O trecho de 2 quilômetros referente à Barragem da Usina Hidrelétrica de Nova Ponte não compõe o SistemaRodoviário
- MG-427 – entre os cruzamentos com a BR-050/BR-262, em Uberaba, e a BR-364 (Planura)
- BR-365 – entre os cruzamentos com a MGC-462 (Patrocínio) e o Anel Viário de Uberlândia (até março/2023 a manutenção e a administração da BR-365/MG serão realizadas pelo DNIT)
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