MENOS ACIDENTES: Governo federal fecha parcerias que serão muito importantes para a redução dos acidentes nas rodovias brasileiras. Trata-se dos programas Educa e Visão Zero. Foto: Divulgação

Encerramento da Semana Nacional de Trânsito, na sexta-feira (25), foi marcado pela apresentação dos programas Educa e Visão Zero

O Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), encerrou, na sexta-feira (25), a Semana Nacional de Trânsito 2020. A iniciativa, que aconteceu ao longo da semana, teve por objetivo a conscientização da população sobre a importância de atitudes responsáveis, do pedestre ao motorista, e destacar o papel de cada um em promover um trânsito mais seguro.

“Encerramos essa semana de conscientização empenhados em reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito. Fechamos parcerias que serão muito importantes nessa nova década que entraremos a partir do próximo ano, que é o programa Educa, que nos ajudará a formar cidadãos desde a infância, e o Visão Zero, que contribuíra com a engenharia do sistema viário para fornecer a segurança necessária aos usuários. Podemos afirmar que a educação será um dos grandes pilares para a redução de acidentes no trânsito” ressaltou o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa.

Além disso, o diretor-Geral do Denatran, Frederico Carneiro, ressaltou que, nesta semana, o tema trânsito estava em evidência, tanto pela aprovação do Projeto de Lei 3267/2019, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quanto pela visibilidade que esta iniciativa tem perante a sociedade. “Pela primeira vez tivemos uma nova norma aprovada com a marca da sociedade e do Congresso Nacional, ambos pilares importantes para aperfeiçoamento do sistema de trânsito. As adaptações e melhorias feitas vão gerar mais eficiência e rapidez nos serviços, além de focar na educação do cidadão” afirmou.

Visão Zero

O Visão Zero, iniciativa da Suécia em parceria com o Denatran, envolve medidas baseadas em sistemas seguros, aplicáveis, sobretudo, a melhorias na infraestrutura viária e na segurança dos veículos, visando proteger qualquer pessoa, condutor, passageiro ou pedestre, caso um acidente venha a ocorrer, evitando-se mortes e lesões graves.

Educa

O programa Educa, doado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) para o Denatran, traz livros didáticos, do 1º ao 9º ano, que são trabalhados de acordo com a Base Nacional Comum Curricular e apresentam atividades por ano de escolaridade. O propósito é que seja incluído na organização curricular das escolas brasileiras, de acordo com as disciplinas e áreas de conhecimento, abordando temas relacionados à mobilidade humana, com destaque para o trânsito seguro.

Fonte: Assessoria de imprensa do Denatran

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui