O primeiro dia da nova regra para cobrar multas de motoristas estrangeiros no Estado revelou que 45% dos veículos abordados tinham infrações a serem pagas.
Nos postos de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizados em Uruguaiana, Livramento e São Borja, 55 dos 120 carros fiscalizados até o final da tarde apresentavam débitos referentes ao desrespeito das leis de trânsito.
Dos motoristas parados nesta segunda-feira no Estado, 95% eram argentinos. A maioria das infrações corresponde a imprudência quanto a excesso de velocidade e ultrapassagem em lugar proibido. Em Uruguaiana, até as 18h, cinco carros estavam retidos sem que os condutores tivessem apresentado suas pendências pagas.
— Vão para depósito. O condutor terá de pagar pelo guincho e pelas diárias do depósito. Vale ressaltar que esse tratamento não é exclusivo aos estrangeiros. Qualquer brasileiro abordado cujo carro apresente motivo para retenção, vai sofrer a mesma coisa — garante o chefe da PRF na cidade, Nilson Gomes.