EDIÇÃO 100: Newsletter Líder chega à centésima edição e traz um bate-papo com o diretor-presidente da Seguradora Líder, Ismar Tôrres. Foto: Divulgação

De acordo com o diretor-presidente da Seguradora, Ismar Tôrres, o objetivo é que todo brasileiro tenha acesso humanizado

Na 100ª edição da Newsletter Líder Informa, o Diretor-Presidente da Seguradora Líder, Ismar Tôrres, é o entrevistado da seção “Três Perguntas para”. Ele responde perguntas acerca da importância do veículo, criado em agosto de 2017. “Queremos dar visibilidade a toda a população brasileira do trabalho que estamos promovendo em prol dos mais de 210 milhões de brasileiros, garantindo o acesso simples, rápido e humanizado ao Seguro do Acidente de Trânsito”, reforçou o executivo. Confira a entrevista na íntegra abaixo:

– A newsletter Líder Informa acaba de chegar a sua 100ª edição. Qual a importância desse canal de comunicação?

Um dos valores da Seguradora Líder é a Transparência e, por isso, temos uma série de ações em curso para reforçar nosso compromisso com ele. O lançamento da newsletter Líder Informa, em agosto de 2017, é uma dessas iniciativas. Queremos dar visibilidade a toda a população brasileira do trabalho que estamos promovendo em prol dos mais de 210 milhões de brasileiros, garantindo o acesso simples, rápido e humanizado ao Seguro do Acidente de Trânsito.

Cientes de que o nosso papel vai além do pagamento das indenizações, também procuramos, neste canal informativo, dar publicidade periodicamente às estatísticas do Seguro DPVAT, ajudando a dimensionar os danos causados pela violência no trânsito em todo o país e contribuindo para a mudança deste cenário. Na última edição, por exemplo, destacamos um balanço de pagamento de 10 anos para a cobertura de Morte. O documento mostra que, entre 2009 e 2018, mais de 485 mil indenizações foram pagas para acidentes que deixaram vítimas fatais. Para efeito de comparação sobre o alarmante cenário do trânsito brasileiro, a Guerra da Síria deixou cerca de 360 mil mortes desde 2011, quando foi iniciada.

Nossa newsletter conta, ainda, com uma seção periódica chamada “Três Perguntas para” e, neste espaço, entrevistamos personalidades que estão liderando projetos diferenciados em prol de um trânsito mais seguro. Dessa forma, reforçamos nossa diretriz estratégica de atuar proativamente para a redução de acidentes.

– Quais são as principais realizações da Seguradora Líder retratadas nessas 100 edições?

O ano de 2017, quando lançamos nossa Newsletter, foi o do início da transformação do Seguro DPVAT. Um dos destaques desse trabalho são os esforços para a simplificação dos processos para dar entrada no pedido do Seguro DPVAT. Em 2018, por exemplo, implantamos o Formulário Único para Pedido do Seguro DPVAT, com o objetivo de reunir, em um único documento, todas as informações necessárias para dar entrada na indenização ou reembolso de despesas médicas. Outro destaque foi o lançamento do aplicativo do Seguro DPVAT para facilitar ainda mais a solicitação dos pedidos de indenização. A ferramenta possibilita que os beneficiários peçam o Seguro DPVAT diretamente pelo celular. Desde o lançamento, em dezembro do ano passado, foram mais de 100 mil downloads e mais de 3 mil sinistros avisados pela plataforma.

Em 2018, também destacamos em algumas edições de nossa Newsletter, o trabalho de internalização das atividades de revisão de perícia médica e análise médica documental. Hoje, uma equipe médica interna multidisciplinar é a responsável por todos esses processos, incluindo as decisões de encaminhamento para a análise médica presencial. Com isso, em 2018, cerca de 20% das indenizações por invalidez permanente foram pagas diretamente, sem necessidade de análises médicas presenciais ou entrega de documentação complementar. O nosso objetivo é ampliar cada vez mais a abrangência de processos pagos diretamente. E, de forma a intensificar o melhor entendimento sobre as regras para regulação do nosso Seguro, em maio deste ano foi lançada e amplamente divulgada neste canal a Cartilha Médica DPVAT. Esta foi a segunda cartilha de uma série iniciada em 2018, quando lançamos o documento “Seguro DPVAT: Legislação e Jurisprudência”, que que reúne teses jurídicas já aplicadas em relação ao seguro obrigatório, evitando interpretações divergentes em relação à legislação em vigor e visando o correto pagamento das indenizações do benefício.

Ao longo de nossas 100 edições, também destacamos nossos esforços de ampliação do diálogo com toda a sociedade. Em 8 de novembro do ano passado, por exemplo, a Seguradora Líder realizou um encontro com mais de 100 representantes de instituições ligadas à Defesa do Consumidor de todo o Brasil, com o objetivo de aprofundar as discussões sobre a importância do diálogo na gestão do Seguro DPVAT.

A tecnologia também tem sido uma grande aliada no trabalho de combate às fraudes, outro tema que ganhou destaque em diversas edições de nossa newsletter. Todos os pedidos de indenização do Seguro DPVAT recebem monitoramento contínuo, sendo avaliados por softwares de inteligência artificial, que contêm ferramentas de filtros sistêmicos de ocorrências suspeitas, além de controle de risco. Os casos considerados merecedores de apuração mais detalhada são enviados, ainda, para uma equipe que investiga in loco a existência de irregularidades. E, quando a Seguradora identifica uma irregularidade, uma notícia crime é encaminhada aos órgãos competentes. De janeiro a agosto de 2019, foram mais de 4.400 fraudes identificadas. Outro dado relevante é que, nos oito primeiros meses deste ano, as iniciativas proativas da Seguradora Líder já resultaram em 33 sentenças condenatórias, 46 condenados, 27 cancelamentos, suspensões ou cassações de registros em órgãos de classe e 12 prisões em todo o Brasil.

A Seguradora Líder tem investido, ainda, em diversas iniciativas com o objetivo de ampliar o conhecimento de toda a sociedade sobre o Seguro DPVAT. Realizamos campanhas publicitárias em 2018 e 2019; ampliamos nossa exposição em mídia espontânea; e enviamos materiais informativos sobre as coberturas, direitos e o passo a passo de como acionar o seguro para órgãos e instituições que tem contato direto ou indireto com vítimas de acidente de trânsito de todo o país. Queremos levar a informação a todo cidadão brasileiro sobre os direitos e deveres relacionados a esta conquista que é o Seguro DPVAT, bem como formas de acessar os seus benefícios. E temos muitos outros avanços para contar nas próximas edições.

– Então, quais são as temáticas que podem ser abordadas nas próximas edições?

Costumo dizer que estamos vivendo uma verdadeira metamorfose na Seguradora Líder. As mudanças que estamos implantando em prol dos beneficiários e segurados e o nosso trabalho de esclarecimento sobre as regras do Seguro DPVAT ainda gerarão outras importantes notas para a nossa Newsletter nos próximos meses. Também podemos adiantar que as nossas ações orientadas à prevenção e educação para um trânsito mais seguro também servirão para pautar as próximas edições deste ano.

As sugestões da Seguradora Líder para o futuro também estão em nossa programação. Uma delas que gostaria de destacar é a atualização dos valores pagos às vítimas no Brasil. Nossa proposta é que a indenização máxima no país passe de R$ 13.500 para R$ 25.000. Temos todo o interesse neste avanço e estimulamos cada vez mais o debate sobre esta e outras melhorias no modelo e na operação do seguro. Isso representaria um enorme benefício para a população e o reforço do caráter social do Seguro DPVAT. Esperamos que, em breve, possamos abordar essa temática em nossa “Líder Informa”.

Fonte: Seguradora Líder

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