O trânsito na BR 101, no trecho Campos-Rio, ficou interrompido por duas horas, no início da manhã de ontem, depois que um caminhão tombou, na altura de Ibitioca. Para a liberação das pistas, a carga de materiais eletrônicos, didáticos e pneus da carreta, placa DAJ 0354, da transportadora Aeronova, precisou ser baldeada para outro veículo. Ninguém se feriu.

O acidente ocorreu depois que um pneu traseiro do caminhão estourou, fazendo com o motorista perdesse o controle da direção e o veículo rodasse na pista. De acordo com o caminhoneiro Luiz Balbino Sobrinho, 50 anos, nenhum outro veículo se envolveu no acidente.

— Foi um susto. O pneu estourou sozinho, não foi por um buraco nem nada. Tentei controlar, mas não deu e ele girou até tombar na pista — contou.

O caminhão era escoltado por uma equipe de segurança, que socorreu Luiz. O veículo havia saído de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e seguia com destino a Campos, onde descarregaria na filial da transportadora.

Apesar do impacto sobre a carroceria, a carga não se espalhou na pista e a escolta particular impediu o saque das mercadorias.

O tráfego no local ficou totalmente interrompido pelo caminhão, mas logo depois uma das pistas foi liberada e o trânsito foi intercalado entre os dois sentidos. O caminhão só foi retirado da rodovia por volta das 10h. A carga, passada para outro caminhão, foi levada para Campos.