Os acidentes nas rodovias federais que cortam o Distrito Federal aumentaram durante as férias de julho. No total, foram 145 ocorrências. Apenas na BR-070, aconteceram 47 acidentes no período de férias de 2011. O número é quase o dobro se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 25.
Já a BR-020, sentido Formosa (GO), foi duplicada, mas os acidentes também aumentaram – passaram de 29 para 44, com dois mortos em julho. Esta foi a rodovia que mais registrou ocorrências deste tipo em 2011. Foram 296 e com o maior número de mortes – 15 vítimas.
Os problemas são maiores por falhas de engenharia. Na BR-070, um retorno é praticamente na altura da entrada para o Setor P Norte. Os motoristas se arriscam para atravessar em meio aos carros que passam na rodovia. Na BR-060, que segue para Goiânia, a situação é a mesma. Muitos retornos ficam perto das saídas de Samambaia e a faixa de aceleração, para os carros entrarem na via, não é utilizada pelos motoristas com frequência.
Rodovias como a BR-060 precisam de barreira eletrônica. O pedido, juntamente com um estudo sobre problemas nas rodovias que cortam o DF, foi entregue ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que previa para este mês a instalação dos equipamentos nas BR’s. No entanto, o prazo pode mudar.
O Dnit informou que falta apenas assinar o contrato para instalação das barreiras eletrônicas. A Polícia Rodoviária ainda prometeu aumentar a fiscalização na BR-070
O policial rodoviário federal, Daniel Bomfim, afirmou que o grande inchaço populacional ocorrido em cidades como Samambaia e Ceilândia, comprometeu o trânsito perto das rodovias. “Esse inchaço não foi acompanhado nas obras de engenharia nem nos estudos. Precisaria de uma reforma nas vias com base no grande fluxo de veículos existente hoje”, explicou.
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