Caiu em 70% o número de acidentes envolvendo veículos nas rodovias estaduais do Pará, conforme dados da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). “A média é de 10 acidentes em feriados prolongados. No feriado de Tiradentes (21 de Abril) foram registrados 10 acidentes em quatro dias de operação. Este mês de julho, até agora, foram registrados somente três”, informou o capitão Luiz Otávio, sub-comandante da PRE.
A Lei Seca, na opinião do militar, é a principal responsável pela redução no número de acidentes na estrada. Outro dado curioso é que aumentou o número de senhoras dirigindo nas estradas. “O Pará está dando um banho de consciência e educação. Os condutores têm reagido muito educadamente às abordagens feitas pela polícia. Hoje, a gente vê o aumento de senhoras ao volante e o marido ao lado, por ter consumido bebida alcoólica”, acrescentou.
Estatística – Um balanço realizado de janeiro a maio deste ano mostra que a PRE revistou mais de 11 mil veículos e notificou 4.600 motoristas. Considerando que o menor valor de uma notificação é de R$ 127,00, o Estado pode arrecadar quase R$ 700 mil. A fiscalização nas barreiras ajudou ainda a desarticular sete quadrilhas, trabalho que resultou em 40 prisões.
De 14 a 20 de julho a PRE revistou 235 veículos e 261 pessoas. “É preciso garantir a seguraça do cidadão”, frisou o capitão Luiz Otávio.
No próximo final de semana o Posto de Fiscalização, instalado na estrada que leva à ilha de Mosqueiro, vai contar com o apoio de um helicóptero do Grupamento Aéreo Integrado do Pará (Graer).
No último final de semana técnicos em Educação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fizeram campanha de conscientização com crianças, na praça da Matriz, em Marudá. A ação foi estendida às estradas. Segundo a técnica em Educação no Trânsito, Terezinha Nogueira, 790 veículos foram abordados.