ACORDO TÉCNICO: O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfalto (ABEDA) firmaram acordo de cooperação técnica com o objetivo de fomentar o aprimoramento de ligantes e serviços de produtos asfálticos. Foto: Divulgação/Dnit

Documento entre Dnit e Associação de Asfalto permitirá desenvolver pesquisas e estudos na área de ligantes e produtos asfálticos

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfalto (ABEDA) firmaram acordo de cooperação técnica com o objetivo de fomentar o aprimoramento de ligantes e serviços de produtos asfálticos.

O termo, assinado em 23 de setembro, contempla um plano de trabalho para o aprimoramento de ligantes e serviços com produtos asfálticos, adequando-os para as demandas de mercado e possibilidades técnicas e fabris, colaborando para o aumento da durabilidade dos pavimentos brasileiros.

Com isso, uma série de metas foram estabelecidas. Entre elas estão o fornecimento de ligantes convencionais e modificados, de forma codificada, para a montagem do panorama de ligantes asfálticos existente no Brasil, acompanhamento da execução de trechos experimentais para o MeDiNa por técnicos da ABEDA, treinamento sobre as boas práticas de utilização de ligantes e misturas asfálticas e realização de cursos e workshops sobre pavimentos asfálticos, com a participação de universidades e centros de pesquisa.

Lvre de ônus

O acordo, sem ônus para o DNIT ou previsão de repasses financeiros entre os partícipes, tem vigência de 48 meses, e será intermediado pela coordenação-geral do Instituto de Pesquisas em Transportes (IPR). O DNIT contribuirá com sua infraestrutura, estudos e corpo técnico, que subsidiarão a revisão e a atualização do acervo técnico na área de infraestrutura de transportes. Já a ABEDA contribuirá com sua participação no aprimoramento de ensaios, métodos de dosagem, especificações de ligantes e serviços asfálticos.

Dessa forma, a parceria busca melhorar os processos e levar ao público atualização das normas e manuais que tratam dessa temática, fazendo o uso de novas tecnologias que vêm sendo desenvolvidas e aplicadas no Brasil e em outros países.

Fonte: Ascom do Dnit

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui