Atento à segurança dos usuários, o Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) deliberou por solicitar às Estações Rodoviárias que apresentem documentos que comprovem a regularidade do sistema de prevenção e proteção contra incêndios. Serão notificadas cerca de 320 estações rodoviárias, que tem até 15 dias a partir do recebimento do ofício para responder.

O Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPPCI) deve ser aprovado pelo Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul. As empresas que não estão regulares serão notificadas pela Agergs, que também irá informar ao Poder Concedente do serviço, Daer (Departamento Estadual de Estradas de Rodagem) sobre a situação da concessionária. Sem poder de sanção regulamentado pelo legislativo estadual, a entidade reguladora encontra dificuldades em fazer as empresas cumprirem as determinações do Conselho Superior, mesmo em caso onde está em jogo a segurança do usuário.