A Nova Tamoios Planalto terá 6 km de ciclovia na área urbana de Paraibuna. Segundo o governador Geraldo Alckmin, que esteve na cidade nesta quarta, 21, para o lançamento da primeira viga de concreto da nova ponte, as obras da Tamoios nas margens do município vão colaborar para reduzir o número de acidentes.

Em 40 dias, o governador entrega 3 km duplicados abertos aos usuários da rodovia, do km 39 ao km 42. “Estará pronta a duplicação com acostamento, sinalização e barreiras centrais”, disse o governador.

Com dois mil operários trabalhando na duplicação da estrada, a partir de abril, com a diminuição das chuvas, o Governo do Estado vai acelerar o ritmo das obras. São, no total, 49 km, de São José dos Campos até o Alto da Serra, passando por Jambeiro e Paraibuna.

“Será entregue a obra duplicada, não terá mais nenhuma passagem em nível, e o prazo de entrega está mantido, 16 de dezembro”, afirmou Alckmin. O trecho de planalto terá novos viadutos, obras de arte e nenhuma passagem em nível, além de barreiras separando as pistas.

Para as obras do contorno de Caraguatatuba, o contrato das obras deverá ser assinado em abril. Serão quatro lotes e 37 km de novas pistas. No sentido Ubatuba (lote 1) são quase 7 km; no sentido de São Sebastião perto de 30 km (lote 2). Em ambas as obras o Estado teve desconto de 32%, totalizando R$ 859 milhões de economia.

Já as obras no trecho de serra estão previstas para começar ainda este ano, no segundo semestre. São 21,5 km de uma nova autoestrada na serra, sendo 12,5 km em túnel e 2,5 km em viaduto.

Na obra do contorno, que deve começar em abril ou até o começo de maio, serão seis mil trabalhadores. Com os dois mil do trecho de planalto da Tamoios, são oito mil operários trabalhando nesta grande obra do Governo do Estado.