QUEIMADAS: Agosto é o mês recordista de incêndios às margens da BR-163/364, no Mato Grosso, De acordo com a concessionária, é o maior em 4 anos. Foto: Divulgação

De acordo com a concessionária responsável, caminhão-pipa foi acionado mais de cem vezes

O número de atendimentos a incêndios às margens da BR-163/364 em agosto deste ano é o maior em 4 anos, de acordo com informações da concessionária Rota do Oeste, responsável pela rodovia mato-grossense.

Ainda de acordo com a empresa, o levantamento mostra ainda que das ocorrências registradas com o auxílio do caminhão-pipa, 47% foram em agosto.

Segundo a concessionária, os serviços foram prestados no trecho entre Itiquira e Sinop, compreendendo a BR-070 (Várzea Grande e Cuiabá).

Ainda de acordo com o levantamento, desde o início deste ano até o dia 23 de setembro, foram 379 ocorrências de queimadas no trecho concedico; 39,33% superiro ao mesmo período de 2019.

Conforme consta no relatório, em agosto de 2020, foram 106 acionamentos para combate a incêndios. O número é 73,77% maior do que os registros do mesmo período de 2019. Levando em consideração as ações durante o período proibitivo de queimadas em Mato Grosso (que teve início no dia 1° de julho e vai até o dia 30 de setembro), as equipes combateram entre julho e agosto, 188 incêndios. O dado aponta um aumento de 45,73% em relação ao mesmo período de 2019.

Todo cuidado é pouco

De acordo com a concessionária, apesar de a maioria dos incêncios não ter início na faixa de domínio, a fumaça acaba atingindo a pista, o que causa transtorno e prejudica a visibilidade do motorista na BR-163. Neste ano, foram feitas 15 interdições por conta da fumaça na rodovia.

Para combater os focos de incêndios, a empresa dispõe de cinco caminhões-pipa, que ficam posicionados em locais estratégicos, para que a atuação seja feita ainda no foco inicial. Além dos caminhões-pipa, há também 19 veículos de inspeção de tráfego, que percorrem todo o trecho, prestando auxílio aos usuários, identificando ocorrências e combatendo com abafadores os possíveis focos.

Faixa de Domínio

Atualmente, a concessionária mantém sete equipes que atuam em todo o trecho, sendo três no norte do estado, que auxiliam na execução de roçadas (mecânicas ou manuais), evitando que a vegetação cresça na faixa de domínio, por no mínimo quatro metros da borda da pista de rolagem, conforme prevê o contrato de concessão. Mais informações:  0800 065 0163.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui