GINCANA: As equipes da Gincana do Caminhoneiro chegam nesta segunda (28) a Campo Grande (MS) e Arcoverde (PE) para mais uma etapa do evento. Fotos: Divulgação

De acordo com os organizadores, equipes estarão em Campo Grande e Arcoverde, entre segunda (28) e quarta (30)

Com duas equipes itinerantes rodando Brasil afora ao encontro dos caminhoneiros, a 29ª Gincana do Caminhoneiro chega nas últimas etapas de setembro, em Campo Grande (MS) e Arcoverde (PE), nesta segunda-feira (28).

Conforme o cronograma, uma delas estará nos dias 28 e 29 no Posto Locatelli, no Km 460 da BR-163, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Já a segunda equipe desembarca em Arcoverde, no sertão de Pernambuco, no Posto Cruzeiro, no Km 259 da BR-232, nos dias 29 e 30 de setebmro.

Durante as paradas em Campo Grande/MS e Arcoverde/PE, os caminhoneiros serão recebidos sob os mais rigorosos protocolos impostos pelo novo contexto social. Ao chegar nos postos, terão suas temperaturas medidas. Receberão ainda instruções sobre a importância de manter o distanciamento social, o uso constante de máscaras, hora certa para trocar e como higienizá-las; além do hábito de usar álcool gel, garantindo, assim, sua proteção e de todos os profissionais envolvidos na cadeia do transporte.

A programação – que conta com o apoio Polícia Rodoviária Federal, do Sest/Senat e da ANTT – inclui um circuito de atendimentos rápidos de saúde com medidas preventivas para detectar doenças silenciosas como diabetes e hipertensão. Para isso, são realizados testes de glicemia, checagem de pressão arterial, além de orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar sedentarismo e obesidade. Em Campo Grande, numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, haverá vacinação.

Cuidados contra o coronavírus

Outro destaque importante da 29ª Gincana do Caminhoneiro é o foco no caminhão. Os motoristas serão orientados sobre como fazer a desinfecção da cabine. Como complemento da iniciativa, depois de aprender na prática como fazer isso, ele tem ainda a chance de testar sua habilidade no volante. Para isso, o caminhoneiro deve percorrer um trajeto demarcado por cones, se preocupando em desviar deles e mostrando destreza nas manobras para concluir a pista.

HIGIENIZAÇÃO: A limpeza da cabine é lembrada pelas equipes da GDC durante as orientações passadas aos caminhoneiros. 

O desempenho  do profissional do volante no percurso pode torná-lo um candidato a ganhar um caminhão IVECO Tector 0Km. É que em cada etapa da 29ª Gincana do Caminhoneiro, um participante da prova de slalom (zigue-zague entre cones)  – o que obtiver o melhor tempo na pista e menos penalidades – é classificado pra uma semifinal (neste caso, a terceira), na qual terá a chance conquistar uma vaga para a grande final, que premiará o vencedor com o tão sonhado prêmio.

A participação nas ações da 29ª Gincana do Caminhoneiro é gratuita, sendo necessário apenas apresentar CNH categorias C, D ou E. Para efeito de classificação, o participante do teste de habilidade deve ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo. Para isso, é necessário apresentar comprovante de consumo de R$ 500 em abastecimento feito no posto sede da etapa ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras. Informações no site do evento.