Goiânia – Os caminhões que circulam diariamente pelo sistema viário da região metropolitana, para fazer a ligação entre rodovias, danificam a pavimentação, poluem o ambiente e causam prejuízo ao tráfego, sem oferecer qualquer contribuição para a economia das cidades. Em razão disso, o prefeito Iris Rezende vem pleiteando junto ao Governo Federal a liberação de recursos do PAC, Plano de Aceleração do Crescimento, para a conclusão do anel viário de Goiânia.

Essa obra irá melhorar o acesso e fluxos do transito na capital entre outros benefícios. O presidente do complexo Dermu/Compav (Departamento de Estradas e Rodagens do Município e Companhia de Pavimentação do Município de Goiânia), Mauro Miranda, explica que há oito anos, 30% da obra do anel viário, de 50,7 km, foi concluída no trecho compreendido entre a BR-153 e BR-060. O projeto para o termino da obra esta orçada em R$ 250 milhões. Dependendo da liberação de verbas, a conclusão da obra poderá ser viabilizada em dois anos, prevê Miranda.

Onze rodovias dão acesso a Goiânia. O presidente do complexo Dermu/Compav afirma que esse tráfego entra de forma desordenada na capital. “Por isso, o anel viário beneficiara também as cidades da Região Metropolitana. Reordenará o acesso de veículos de carga pesada às cidades de Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Nerópolis e Goianira. Com a obra, haverá melhor conservação da pavimentação interna desses municípios, entre outras vantagens”, prevê Miranda.

Na semana passada, Miranda esteve em Brasília com o ministro do Transporte, Paulo Sergio Passos, num encontro em que estavam também presentes o presidente do Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte) e o representante do órgão em Goiânia. Na reunião foi discutida a inclusão do anel viário na PAC. “Trata-se de uma obra que preenche os requisitos para tal, pois já está licitada, com recurso estabelecido e projeto pronto. O prefeito nos deus a tarefa de conversar com o governo do Estado e também com deputados federal e estadual e senadores para que a idéia ganho força e se materialize.”