As rodovias BR-262 e BR-267 podem não ter mais cobrança de pedágio e, somente na BR-163, motoristas terão de pagar pedágio para transitar.
A quantidade de praças de pedágio deve cair de 16 para 9, mas a tarifa pode doer mais no bolso do usuário, com custo de até R$ 8,80. A proposta da Agência Nacional de Transportes Terresres (ANTT) de não mais conceder as duas vias à iniciativa privada será discutida em audiência pública na manhã de hoje em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
A ideia inicial era de entregar as três principais rodovias de Mato Grosso do Sul, total de 1.423 quilômetros, para serem administradas por empresas privadas. Seriam “privatizadas” a BR-163 por inteiro e a BR-262 e BR-267 passariam a ter pedágio entre o cruzamento de ambas com a BR-163 e divisa com São Paulo. Pelo estudo de viabilidade da concessão, elaborado pela própria ANTT, a concessionária das vias poderia cobrar até R$ 7,90 em 16 praças de pedágio.
Com exclusão de duas rodovias do projeto, o pedágio poderá ser explorado em nove pontos da BR-163. A taxa vai custar de R$ 5,70 a R$ 8,80. O valor máximo pode ser menor, já que a concessão é dada por meio de leilão e vence a empresa ou consórcio que oferecer os menores valores de cobrança do pedágio.