
Concessionárias Intervias e ViaPaulista, responsáveis pelo trecho, colaboraram com ações de segurança na SP-330. Via tornou-se um eixo logístico seguro e sustentável
Ao completar 77 anos de inauguração, nessa terça-feira (22), uma das estradas mais importantes do Brasil, a Via Anhanguera (SP-330) celebra sua evolução como parte fundamental da malha rodoviária paulista, e registra, em um trecho de 160 quilômetros administrados pelas concessionárias Intervias e ViaPaulista, redução de 45% no número de mortes, entre 2010 e 2020.
A via é rota estratégica para o escoamento da produção nacional rumo ao Porto de Santos, sobretudo durante o transporte de safras de cana (abril a novembro) e laranja (maio a setembro).
Desde o início das concessões, a Arteris realiza investimentos constantes para modernização e segurança da rodovia, que incluem melhorias no pavimento, ampliação de faixas e marginais, implantação de dispositivos de retorno, reforço na sinalização, aquisição de veículos operacionais sustentáveis e aplicação de tecnologias avançadas de monitoramento e gestão do tráfego.
“Mais do que uma rodovia, a Anhanguera é um corredor de riquezas e oportunidades que conecta pessoas, cidades e negócios. Os investimentos do grupo Arteris reforçam esse papel com foco em segurança, fluidez e sustentabilidade”, afirma Walace Merlin, diretor superintendente da Arteris Intervias.
Ricardo Gerab, diretor superintendente da Arteris ViaPaulista, reforça a importância dos investimentos da Arteris na rodovia. “A Anhanguera é uma rodovia estratégica pois conecta regiões agrícolas e industriais fundamentais para a economia. Por essa razão, a companhia trabalha para mantê-la segura, com fluidez e infraestrutura adequada”.
Infraestrutura moderna e gestão integrada
Atualmente, a Via Anhanguera é operada por duas concessionárias do grupo Arteris: a Intervias, responsável por 82 quilômetros, e a ViaPaulista, que administra outros 78 quilômetros.

Com forte vocação para o escoamento de cargas agrícolas e industriais — como soja, cana-de-açúcar, açúcar, celulose e melaço —, o tráfego na rodovia cresceu significativamente nas últimas décadas. Só no trecho da Intervias, por exemplo, o volume anual de veículos saltou de 22 milhões em 2001 para mais de 39 milhões em 2024. Desses, cerca de quatro milhões são veículos pesados.
Para atender a essa demanda crescente, as duas concessionárias contam com tecnologias de ponta e estrutura de apoio ao usuário. Ao todo, são dezenas de câmeras inteligentes, painéis eletrônicos de mensagens variáveis, call boxes, sensores de tráfego, estações meteorológicas e postos de pesagem — todos integrados a centros de controle operacional que funcionam 24 horas por dia.
Segurança viária: queda histórica nas mortes
Com foco na segurança viária, as concessionárias desenvolvem programas voltados à redução de sinistros, que combina ações de engenharia, campanhas educativas e reforço operacional.
Entre 2010 e 2020, a Anhanguera sob gestão da Intervias registrou uma redução de 45% nas fatalidades. Já o trecho administrado pela ViaPaulista também apresentou resultados positivos, com redução de 17%, entre 2018 e 2020, no mesmo indicador — reflexo do trabalho contínuo para tornar a rodovia mais segura para todos os usuários.

Sustentabilidade e inovação
Na área ambiental, os destaques vão para o uso do asfalto de borracha reciclada, que reutiliza pneus inservíveis, e a aquisição de viaturas menos poluentes. Na Intervias, por exemplo, um dos destaques é o guincho elétrico em operação, que reforça o compromisso com a sustentabilidade.
Só na obra de restauração em andamento no trecho da Intervias, serão utilizadas 17 mil toneladas de asfalto com borracha reciclada, o que representa a reutilização de cerca de 300 mil pneus. Também serão aplicados 120 mil metros quadrados de pintura de faixas e 75 mil tachas refletivas, reforçando a segurança da sinalização horizontal.
Com foco em conforto, eficiência e sustentabilidade, a Arteris reafirma seu compromisso com a gestão moderna da Via Anhanguera, promovendo mobilidade segura e desenvolvimento para o presente e o futuro.