
Concessionária faz parte do 1º lote de concessões no Estado, celebrado em 1998; mesmo com possibilidade de estender o prazo de concessão, atual cenário é motivo para empresa considerar o encerramento das atividades
Após 27 anos de operação nas rodovias Brigadeiro Faria Lima (SP-326), Comendador Pedro Monteleone (SP-351) e José Della Vecchia / Orlando Chesini Ometto (SP-323), a concessionária TEBE S/A encerrará suas atividades às 23h59 desta segunda-feira (3 de março de 2025).
De acordo com a empresa, “o encerramento se dá em decorrência do término da vigência do Contrato de Concessão, firmado com o Governo do Estado de São Paulo em 1998, mesmo entendendo que, nos termos do Contrato, a vigência deve ser estendida em virtude de necessário reequilíbrio econômico-financeiro. Há questões pendentes de solução pelo Poder Concedente que podem resultar na prorrogação do prazo de vigência. No entanto, considerando o atual cenário, que caminha para o encerramento das atividades, a TEBE está comprometida em conduzir a transição organizada e responsável, sempre priorizando o interesse dos usuários“, informou a concessionária, por meio de um comunicado.
Uma das primeiras
A concessionária TEBE faz parte do primeiro grupo de concessionárias, que assumiram a administração de rodovias no Estado de São Paulo, celebrado em 1998, sob o comando do o então governador Mário Covas Júnior.
Segundo a concessionária, ao longo de quase 30 anos, foram desenvolvidas diversas iniciativas que renderam à TEBE importantes reconhecimentos; entre eles, o prêmio “Concessionária do Ano 2023”, concedido pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), que avalia o desempenho e a excelência na prestação de serviços das concessionárias; o primeiro lugar na categoria Segurança Rodoviária em 2022 e 2023, bem como na categoria Melhorias nas Rodovias em 2023.
Ainda de acordo com a TEBE, “agora, expressamos orgulho do nosso legado e encerramos nossas atividades com imensa gratidão a todos, especialmente os colaboradores, usuários, fornecedores, parceiros e acionistas, bem como reforçamos nosso compromisso com o Poder Concedente, Comunidade e Usuários.“
EcoNoroeste assume e amplia atuação
Diante de mais um encerramento de concessão paulista – em 2023, a Triângulo do Sol encerrou as operações), a partir de 0h desta terça-feira (4 de março de 2025), a concessionária EcoNoroeste, que já administra 442 quilômetros de estradas no interior paulista, terá mais 158 quilômetros sob sua responsabilidade.
A partir desta data, a empresa passará a cuidar das seguintes rodovias:
- Comendador Pedro Monteleone (SP-351), do km 153+172 ao 218+020, entre Bebedouro (SP) e Catanduva (SP);
- José Della Vechia e Orlando Chesini Ometto (SP-323), do km 0 ao 44+100, entre Pirangi (SP) e Taquaritinga (SP);
- Trecho da Brigadeiro Faria Lima (SP-326), do km 379+266 ao 426+300, entre Bebedouro (SP) e Barretos (SP).
Com o início das operações, a EcoNoroeste terá o compromisso de realizar uma série de obras e melhorias, gerando empregos e modernizando a prestação de serviços aos usuários. O trecho completo será este:
- Rodovia Washington Luís (SP-310), entre São Carlos (SP) e Mirassol (SP).
- Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), entre Matão (SP) e Barretos (SP).
- Rodovias Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil (SP-333), entre Sertãozinho (SP) e Borborema (SP).
- Rodovias José Della Vechia e Orlando Chesini Ometto (SP-323), entre Pirangi (SP) e Taquaritinga (SP).
- Rodovia Comendador Pedro Monteleone (SP-351), entre Bebedouro (SP) e Catanduva (SP).

Obras iniciais
Entre as obras previstas, estão construção de seis postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), adequará vias marginais no trecho urbano da Brigadeiro Faria Lima, em Barretos, duplicará trecho da Comendador Pedro Monteleone e implantará ou remodelará nove passarelas.
Já as obras de duplicação da SP-351 e das vias marginais da SP-326 estão previstas para serem iniciadas em 2026.
Free flow
Segundo a concessionária, o novo trecho concedido receberá o sistema free flow, pedágio eletrônico. Essa forma de pagamento baseia-se em pórticos com câmeras, antenas e sensores, que possibilitar aos usuários seguirem viagem sem ter que parar nas cabines ou reduzir a velocidade. O free flow já está em operação no km 179 da Rodovia Laurentino Mascari, em Itápolis (SP), e no km 110 da Rodovia Carlos Tonanni, em Jaboticabal (SP).
Estrutura de atendimento
Com o novo trecho, os usuários terão melhorias na estrutura de atendimento, incluindo novas bases de SAU, duas em cada rodovia, viaturas circularão e atenderão 24 horas. Além disso, haverá cobertura de câmeras de alta tecnologia em 100% do trecho.
Serão construídas seis bases do SAUs, equipadas com banheiros masculino, feminino e inclusivos, água potável, bebedouro para pet, carregadores para veículos elétricos e híbridos e totens para comunicação direta com o Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária.
Para emergências, os motoristas poderão contar com mais uma frota de 15 veículos operacionais, entre ambulâncias, guinchos, resgate animal e veículos de apoio, além dos Painéis de Mensagem Variável (PMVs), que reforçam a comunicação nas rodovias.
Além do telefone 0800 326 3663, os usuários que precisarem de qualquer tipo de atendimento, seja por pane mecânica ou socorro médico, podem acessar direto pelo celular, gratuitamente, o SOS.ECO.BR. A ajuda pode ser solicitada por mensagem de texto, ligação ou chamada de vídeo.
Com o SOS.ECO.BR, o usuário não precisa sair do carro para fazer a chamada, mas se estiver sozinho é imprescindível que busque um local seguro para acessar, como postos de serviço, bases da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) ou mesmo as bases de SAU da concessionária. O acostamento só deve ser utilizado em casos de emergência. Mais informações no site da concessionária.
graças a deus demorou em muito,faria lima paga se pedágio carissimo pavimentaçao pessima so davam tapinha nas pinturas sinalizaçoes para tapear e pronto,desnivel nas faixas rolamentos,recapeamento insgnificante,isto e veiculos nao rodam em um piso soberbo