
Concessionária responsável divulga cronograma de serviços, depois da matéria do Estradas, em dezembro de 2025, que alertou sobre o problema de mato alto em vários trechos da via
A Via Dutra (BR-116) receberá uma série de serviços de recuperação neste mês de fevereiro, de acordo com a concessionária responsável pela via. A medida é anunciada depois que o portal Estradas publicou matéria em dezembro último mostrando o abandono da concessionária em relação à manutenção da Dutra, em diversos trechos.
Conforme informou a concessionária, além de dificultar o trabalho das equipes responsáveis pela manutenção do pavimento, a chuva que atinge a região desde o fim do ano passado também contribuiu para o agravamento das condições do asfalto. Com a melhora do clima, os serviços — que vinham sendo realizados de forma paliativa — poderão agora ser executados de maneira completa, garantindo mais segurança e conforto aos motoristas.
Leia também: Mato toma conta da Dutra e concessionária só pensa no pedágio
Ainda segundo a empresa, as atividades tiveram início no dia 11, e foram intensificadas na sexta-feira (13), após alinhamento com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Essa primeira etapa tem previsão de ser concluída nesta terça-feira (24).
De acordo com o cronograma, as atividades estão sendo realizadas em dois turnos – diurno e noturno – de acordo com o trecho, sempre com sinalização reforçada. A programação prevê intervenções nos dois sentidos da rodovia — São Paulo (Sul) e Rio de Janeiro (Norte) — com trechos intercalados para minimizar impactos no fluxo de veículos, principalmente neste período de feriado.
Os usuários devem redobrar a atenção, manter o respeitar aos limites de velocidade e à sinalização provisória, especialmente durante os horários de maior fluxo.
Portal Estradas alertou os problemas
No dia 26 de dezembro último, o portal Estradas publicou matéria sobre o mato alto em vários trechos da Via Dutra. Na ocasião, a concessionária CCRioSP não respondeu à resposta. Já a ANTT deu a seguinte resposta:
“A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que, até o momento, não há registro de descumprimento contratual por parte da concessionária CCR RioSP no trecho da BR-116 (Via Dutra), entre os km 65 e 85.

De acordo com o contrato de concessão, a obrigação de roçada da vegetação se restringe à faixa de até quatro metros a partir da borda da pista (grifo do portal), além de pontos específicos como acessos e dispositivos viários. Ainda assim, diante das reclamações recebidas, a ANTT acionou a equipe de fiscalização para verificar a situação em campo, com pedido de prioridade.
Caso seja identificado eventual descumprimento contratual, a Agência adotará as medidas cabíveis, conforme previsto na regulamentação vigente.“
Leia também: Via Dutra terá serviços de recuperação no pavimento neste mês
Inaceitável
Para o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, “as condições de abandono que a rodovia vinha revelando são equivalentes às que existiam em 1994, tanto da primeira concessão, quanto a de agora; nomes diferentes, mas do mesmo grupo. É inaceitável que o cidadão, que paga o pedágio, tenha essa precariedade de rodovia. E agora, quando a concessionária admite 2.400 pontos que ela estaria recuperando, vai fazer isso numa semana, 13 dias? Quer dizer, o abandono foi total e o serviço era simples, de manutenção básica“.










