
Obra de Arte Especial estava com tráfego no sistema ‘Pare-e-Siga’, desde janeiro deste ano. DER-PR finalizou os reparos estruturais e a recomposição de erosão, entre outros serviços
Foi liberado ao tráfego de veículos a ponte sobre o Rio Ivaí, na rodovia PR-492, entre Rondon (PR) e Paraíso do Norte (PR), após a conclusão dos serviços de recuperação estrutural.
Com 295,12m de comprimento e 13,75m de largura passou por substituição de todas as juntas de dilatação entre as lajes, restauração dos berços de apoio das juntas e reparo total do pavimento sobre a estrutura.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), esses erviços são parte de uma obra de manutenção geral da ponte, que incluiu, também, o reparo e recuperação de danos em estruturas de concreto, recomposição de erosão e reforço nos aterros de acesso.

Além disso, o DER construiu novas lajes de transferências nas cabeceiras, recuperou o guarda-corpos, melhorou e ampliou o sistema de drenagem nos acessos e sobre a ponte, fez nova sinalização horizontal, reforçou a sinalização vertical e instalou dispositivos de segurança viária, além de ter feito a limpeza e a pintura da estrutura, entre outros.
Segundo a Autarquia, ainda serão instaladas chapas metálicas de reforço, mas esses serviços são executados na parte de baixo da ponte, afetando o tráfego por poucas horas.
A obra está incluída em um contrato de manutenção de obras de arte especiais (OAE) do Escritório Regional Caiuá, sendo ao todo cinco pontes e uma galeria, um investimento de R$ 6.356.534,63. Confira neste mapa a localização de todas as OAEs deste contrato.

Somente nesta ponte sobre o Rio Ivaí os investimentos são de cerca de R$ 2 milhões. Parte dos serviços foram realizados em 2024, e desde o início deste ano a ponte estava operando em sistema ‘Pare-e-Siga’, encerrado com as melhorias na pista concluídas. Mais informações no site do DER-PR.