A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realiza na próxima quarta-feira, dia 05 de setembro, audiência pública para discutir o recall – convocação feita pelas empresas para reparar defeitos de fabricação – de veículos no país.

Dos 5 milhões de veículos convocados no Brasil nos últimos dez anos, mais de 2 milhões não atenderam a convocação, conforme comprovam documentos das próprias montadoras. O autor do livro “Recall: 4 Milhões de Carros com Defeito de Fábrica”, Rodolfo Alberto Rizzotto, que será um dos expositores da Audiência Pública, afirma que o comunicado de recall é precário e que existem muitas concessionárias e lojas de veículo vendendo carros com recall por fazer. “Num momento em que os procons estão fiscalizando lojas para verificar se estão vendendo brinquedos com recall, deixamos de fiscalizar a venda de veículos com problemas que colocam em risco não apenas a vida dos proprietários mas até de pedestres.”, afirma Rizzotto.

A iniciativa da audiência pública foi do Deputado Federal Hugo Leal do Rio de Janeiro, que dirigiu o Detran e que encontrou dificuldade em obter informação das montadoras sobre os veículos convocados para assim não permitir que carros fossem licenciados com recall por fazer. Para Hugo Leal, entretanto, não é justo culpar os proprietários. “Os avisos das montadoras são insuficientes. É necessário criar instrumento mais eficiente para informar o proprietário e obrigá-lo a trocar a peça com defeito”, argumentou o parlamentar.

Devem participar da audiência pública Ricardo Morishita, diretor do DPDC – Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, Alfredo Peres da Silva, diretor-geral do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Jackson Schneider, presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jaílton Jesus da Silva, presidente da Associação Nacional das Vítimas de Montadoras e Concessionárias Automobilísticas (Amvenca) e Rodolfo Rizzotto.

Na ocasião serão apresentados documentos que comprovam a existência do chamado “recall branco”, em que a montadora informa ao concessionário do problema mas omite a informação do consumidor e das autoridades.

Apesar de terem sido realizados 330 recalls no Brasil, desde 1991, os especialistas convidados estimam que o número seria muito maior, caso tivessemos no Brasil investigações do governo, como ocorrem em outros países. No Brasil, o recall depende da manifestação da montadora. Já nos EUA, por exemplo, pode ser determinado pelo órgão do governo que investiga defeitos, o NHTSA( National Highway Traffic Safety Administration). O caso recente mais famoso envolveu os pneus Bridgestone – Firestone e o modelo Ford Explorer. Investigações do governo americano descobriram pelo menos 270 mortos em decorrência de acidentes com esses veículos e pneus. A audiência pública é aberta a qualquer interessado.

Maiores informações podem ser obtidas pelo (61) 3215-4631 3215-3631 ou fax:(61) 3215-2631

RECALL NÃO TEM PRAZO

Os proprietários de veículos que desejem saber se o seu modelo foi convocado para recall podem acessar o www.estradas.com.br , que possui o maior banco de recalls do Brasil. Não há prazo para o recall e qualquer pessoa que tomar ciência que seu veículo foi convocado mas não compareceu pode solicitar o atendimento gratuito. Basta ligar para a montadora e agendar na concessionária mais próxima.