Entra em operação nesta terça-feira (6) a nova “Zona de Máxima Restrição à Circulação” (ZMRC), que será ampliada dos atuais 11,4 km quadrados de área para 24,5 km quadrados interna ao Centro Expandido, que restringe o tráfego de caminhões a horários definidos durante a semana.

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) publica no Diário Oficial do Município (DOM) a Portaria 163/07 que estabelece a proibição do trânsito de caminhões na ZMRC, seguindo o Decreto 48.338, de 10 de maio de 2007.

Pela portaria, fica proibido o trânsito de caminhões de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 14h, (exceto feriados) no Centro Expandido.

Os limites da ZMRC serão sinalizados com placas de regulamentação “R-9: Proibido Trânsito de Caminhões” e com a placa complementar “Área de Restrição”.

A SMT poderá autorizar o trânsito de caminhões na ZMRC em casos excepcionais, mediante o fornecimento de “Autorização Especial” ou estabelecimento de horários para determinadas condições de circulação previstas em regulamentação específica.

No Centro Expandido será permitida a circulação e a operação de carga e descarga do Veículo Urbano de Carga (VUC), que possui comprimento máximo de 6,3 metros e largura de até 2,2 metros.

Exceções
As exceções à nova regra valem para veículos de serviços de urgência, como bombeiros, veículos das polícias Civil e Militar e ambulâncias. Guinchos, veículos de transporte de valores, betoneiras, veículos de remoção de terra e entulho, produtos perecíveis e de empresas de mudança e caminhões geradores poderão transitar mediante cadastro e autorização especial.

A fiscalização do trânsito seletivo de caminhões será feita pelos agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e por equipamentos eletrônicos.

210 mil caminhões
No município de São Paulo circulam diariamente cerca de 3,5 milhões de automóveis e 210 mil caminhões. Dos veículos de carga, 84 mil chegam pelas rodovias, 20 mil são de passagem (não têm origem nem destino em São Paulo), 76 mil circulam no Centro Expandido e 46 mil transitam na nova ZMRC. Em geral, os automóveis representam aproximadamente 95% dos veículos que compõem o tráfego na maioria das vias.