A Concessionária Autoban, responsável pelo Sistema Anhangüera-Bandeirantes, está realizando nas cidades da região uma campanha de incentivo ao uso de passarelas com a intenção de reduzir o número de atropelamentos. A previsão é de que o projeto chegue a Limeira em janeiro de 2007.

A Autoban faz a campanha “Pedestre, se liga na passarela!” nas imediações da rodovia Anhangüera, principalmente quando as passarelas são próximas de bairros e indústrias nos dois lados da rodovia. Em Limeira, são três passarelas, nas proximidades do antigo Limeira Shopping, a que interliga a Vila Nova com o Jardim Nova Limeira, e nas proximidades do Parque Hipólito.
A orientação será dada por equipes de tráfego da concessionária e mímicos, que distribuirão balas e um folheto educativo com dicas de segurança e conscientização de se usar a passarela para evitar risco de acidente.

Cada pedestre também receberá suco e lanche, e será convidado a assistir em um telão a um vídeo preparado pela Autoban com imagens captadas por câmeras na estrada, que mostram imprudências na travessia das rodovias.

A Autoban cita, na justificativa de se promover a campanha, os dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que indicam os atropelamentos como responsáveis por 36% das mortes nas estradas. Só o sistema Anhangüera-Bandeirantes, foram registradas 41 mortes, média de 3 por mês.

A concessionária informou também que 35% desses atropelamentos acontecem num raio de 100 a 200 metros de passarelas, evitáveis se o pedestre tivesse utilizado as passarelas.