MÉTODO: Concessionária pretende utilizar o balanço sucessivo como método construtivo para a nova ponte de acesso a Osasco (SP), que ligará a marginal da Castello à Avenida Fuad Auada, em Osasco (SP). Foto: Divulgação/ViaOeste

De acordo com a concessionária ViaOeste, responsável pela obra, metodologia é a opção que causa menor impacto ao tráfego

A concessionária ViaOeste, responsável pelo Sistema Castello/Raposo, pretende utilizar o balanço sucessivo como método construtivo para a nova ponte de acesso a Osasco (SP), que ligará a marginal da Rodovia Castello Branco (SP-280), na altura do km 15+800 à Avenida Fuad Auada, umas das principais vias do município.

Segundo a concessionária, a metodologia proporciona, dentre outras vantagens, o menor impacto ao tráfego de veículos, no período dos serviços. A técnica consiste na concretagem in loco (no local), comumente utilizada para a construção de dispositivos como viadutos e pontes em locais que possuem obstáculos que impossibilitem o escoramento de apoio, para vencer grandes vãos e geometria, como é o caso de rios ou uma rodovia.

De acordo com o projeto, a futura ponte será erguida sobre oito apoios que darão sustentação para toda a estrutura. Em cada um dos blocos será fixada uma grua que fará o içamento dos materiais até o dispositivo de avanço, facilitando e trazendo agilidade para a confecção da estrutura.

Para a coordenadora de Engenharia da ViaOeste, Aline Peçanha, o conforto e segurança dos clientes das rodovias foi a condição determinante para a escolha. “As obras da nova ponte de acesso à Osasco foram pensadas sob a ótica da vivência de quem utiliza as rodovias e avenidas locais diariamente, além de se adequar perfeitamente às características geométricas do local”, esclarece.

Sobre a obra da nova ponte de acesso para Osasco

NOVA PONTE: Ilustração nova ponte de acesso ao município de Osasco (sp). Foto: Divulgação/ViaOeste

Segundo a concessionária, o projeto da nova ponte de acesso para Osasco (SP) demandará investimentos da ordem de R$ 232 milhões. Após a entrega, o trecho trará benefícios como maior segurança e fluidez aos clientes da rodovia e cidadãos de Osasco.

Além da ponte, estão previstos ainda a implantação de sinalização vertical e horizontal ao longo da obra e elementos de segurança como defensas metálicas e barreiras rígidas, dentro de um prazo contratual de 23 meses para a conclusão.