Entre o 1º semestre de 2017 e o mesmo período de 2018 houve 5% de aumento no número de multas aplicadas por ingestão de álcool ou recusa do teste do bafômetro na cidade
Uma blitz do Detran-SP e da Polícia Militar resultou em 258 veículos abordados e dez motoristas autuados por embriaguez ao volante ou recusa ao teste do bafômetro, em Campinas (SP), na noite desta terça-feira (25). O balanço foi divulgado nesta quarta (26) pelo órgão.
Entre o 1º semestre de 2017 e o mesmo período de 2018, houve 5% de aumento no número de multas aplicadas nesse nicho.
A operação ocorreu no Jardim Chapadão, por volta das 20h30. Entre as dez pessoas autuadas, algumas se recusaram fazer o teste do bafômetro, o número exato dos motoristas que recusaram não foi divulgado pelo Detran.
“Se constatado índice de alcoolemia, que é até 0.33, o cidadão recebe uma multa de R$2.930,47 e um ano de suspensão. Caso ele se recusar, a penalidade é a mesma”, afirma o coordenador regional do Detran, Carlos Rafael Lara.
O coordenador ainda lembrou que, ultrapassado o índice de 0.33 de álcool por 1 litro de ar expelido, o motorista submetido ao teste é encaminhado para a esfera criminal.