LIMITES: segundo o BPRE, o primeiro alerta é respeitar a orientação dos fabricantes sobre a quantidade de passageiros que podem embarcar em um mesmo veículo, seja carro ou motocicleta. Foto: Divulgação/Ilustrativa

De acordo com o Batalhão de Polícia de Trânsito, respeito à capacidade do veículo e observação do estado dos pneus são alguns dos itens a serem considerados

O início do período chuvoso chama a atenção para o risco de acidentes (sinistros) nas ruas e estradas do Estado. Pensando nisso, o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) oferece dicas de segurança viária à população cearense e aos turistas, com informações importantes que vão desde as partes mecânicas e elétricas dos veículos até os cuidados com as crianças.

Segundo o BPRE, o primeiro alerta é respeitar a orientação dos fabricantes sobre a quantidade de passageiros que podem embarcar em um mesmo veículo, seja carro ou motocicleta. Além disso, o condutor precisa se certificar de que os pneus se encontram em bom estado e verificar se a calibragem é aquela recomendada.

Outros itens que devem ser observados, segundo o Batalhão, são faróis, lanternas de freio, luzes do pisca-alerta e buzina, essenciais para sinalização visual e sonora entre os condutores.

De acordo com o BPRE, o limpador de para-brisa é outro equipamento que merece uma atenção adicional. É preciso checar a parte elétrica do carro para saber se está em boas condições.

Álcool e direção, jamais!

Jamais dirigir alcoolizado, cansado ou sob efeito de medicamentos e sempre utilizar o cinto de segurança ou assento de elevação em caso de crianças são outras dicas do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE).

Por fim, os motoristas precisam trafegar com velocidade reduzida diante de uma pista molhada, manter distância segura entre os veículos em movimento e evitar locais alagados, evitando assim acidentes e complicações no trânsito.