Um novo caminho para o Litoral Norte e Santa Catarina começa a se iluminar. Marco principal das obras de duplicação da rodovia Osório-Torres (BR-101), o conjunto de túneis de Morro Alto, iniciado em 2005, deverá ser liberado para o trânsito, depois de três anos de atraso, em 16 de dezembro. Com a iluminação concluída, agora é possível visualizar completamente o gigantesco empreendimento, que recebe os últimos retoques.

Com a abertura dos dois túneis, o percurso até a divisa com o território catarinense será reduzido em 11 quilômetros, de 99 para 88 quilômetros. Desde o complemento da complicada perfuração, em agosto de 2008, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) corre para concluir a passagem subterrânea de 1,8 mil metros.

Em julho deste ano, o Dnit previa liberar o trecho em setembro. A expectativa, porém, não se confirmou em razão do atraso para a chegada de equipamentos, entre eles os 24 jatoventiladores chineses, que reduzem os gases tóxicos no interior dos túneis. A pressão sobre os técnicos para terminar logo é grande, já que o presidente Lula exige inaugurar a travessia antes de deixar o cargo. Em julho, prometeu fazer uma caminhada, de tênis, de ponta a ponta, “nem que, ao terminar, caia de infarto ou de cansaço”

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui