De acordo com a concessionária Via Costeira, responsável pela rodovia, usuários contarão com estrutura gratuita completa
A partir de 0h deste domingo (7), o usuário da BR-101 Sul, no estado de Santa Catarina, que necessitar de socorro na rodovia, poderá solicitar a ajuda por meio dos canais de atendimento oferecidos pela Via Costeira, que são o 0800, site e o aplicativo CCR Rodovias Sul.
De acordo com a concessionária, a estrutura gratuita completa do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) na rodovia BR, entre Paulo Lopes e Passo de Torres, terá 6 viaturas de inspeção de tráfego, 4 resgates, 2 resgates UTI’s móveis, 5 guinchos, entre leves e pesados, 2 caminhões para apreensão de animais, 2 caminhões de combate a incêndio e duas minipás carregadeiras para atendimento a incidentes.
Ainda de acordo com a Via Costeria, a estrutura é composta também por 4 Bases de Atendimento, viaturas de apoio e socorro médico e mecânico, que ficará à disposição do usuário 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Segundo a empresa, são 150 profissionais treinados e capacitados para prestar o atendimento e garantir a segurança dos usuários.
Bases Operacionais e de Atendimento
As Bases SAUs contam com banheiros com acessibilidade, fraldário, café, água potável, microondas, área para descanso, estacionamento, livro de manifestações do usuário e totem de autoatendimento para contato direto com o Centro de Controle Operacional (CCO).
Localização das estruturas:
- Imbituba (km 269)
- Laguna (km 308)
- Jaguaruna (km 351)
- São João do Sul (km 451)
Viaturas de Inspeção de Tráfego
As viaturas de inspeção de tráfego atuam no monitoramento de todo o trecho e tem como objetivo detectar qualquer problema no trecho concedido. Os profissionais monitoram a via, cuidam da sinalização e realizam a liberação de pista, quando necessário. Também realizam o combate a pequenos focos de incêndio, retiram resíduos da faixa de rolamento, entre outros.
Atendimento Pré-Hospitalar (APH)
O serviço de APH é um serviço bastante importante, pois salva vidas. O serviço de Atendimento Pré-Hospitalar da CCR é bastante humanizado e, além do atendimento, o usuário também recebe acolhimento necessário. Neste atendimento, no ambiente do acidente, acontece a estabilização adequadamente às vítimas, o que reduz o tempo de internação. Ele será prestado por 66 profissionais entre socorristas, enfermeiros e médicos. Esses colaboradores passaram por treinamento específico focado no atendimento de ocorrências de trânsito, estando aptos, inclusive, a realizar o desencarceramento de vítimas presas em ferragens. Ao todo serão 6 ambulâncias, das quais duas serão UTI’s móveis dotadas com os melhores equipamentos de socorro médico, dispostas em locais estratégicos ao longo da rodovia e prontas para atender ocorrências no menor tempo possível.
Socorro mecânico
Os colaboradores que atuarão no socorro mecânico estão capacitados em realizar diagnósticos veiculares simples, como pane mecânica, elétrica, seca. Além disso, podem fazer a troca de pneus, recarga de baterias e pequenos reparos. Caso não seja possível resolver o problema, o veículo do usuário poderá ser removido para o local de apoio mais próximo, por meio de uma de suas cinco viaturas de guincho leve e pesado.
CCR ViaCosteira
A CCR ViaCosteira é responsável pela administração de 220,4 quilômetros da BR-101, no Sul de Santa Catarina, desde agosto de 2020. A concessão passa por 19 municípios, entre Palhoça e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. A ViaCosteira responde, ainda, pela operação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e pelos Túneis Morro do Agudo, em Paulo Lopes, e Morro do Formigão, em Tubarão.