LOMBADA: O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) iniciou nessa segunda-feira (24) os serviços de instalação de lombada (quebra-molas) na BR-158/287 junto ao recuo de acesso ao bairro Urlândia, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação/Ilustrativa

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), reivindicação de moradores do bairro Urlândia é antiga

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) iniciou nessa segunda-feira (24) os serviços de instalação de lombada (quebra-molas) na BR-158/287 junto ao recuo de acesso ao bairro Urlândia, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Segundo o Dnit, a lombada física, a ser implantada em ambos os sentidos, ficará permanente até a conclusão da passagem inferior e readequação da passarela ao projeto em execução da Travessia Urbana de Santa Maria (RS).

Ainda de acordo com a Autarquia, a medida tem o objetivo de garantir mais segurança aos pedestres e cadeirantes que necessitam atravessar a rodovia diariamente, uma vez que o acesso à passarela de pedestres existente no local está prejudicado devido às obras que acontecem no entorno.

Reivindicação

Segundo o Dnit, a instalação da lombada atende também à reivindicação da comunidade local, que relata a necessidade de cruzar a via diariamente com destino às escolas e aos pontos de ônibus.

Segundo a Autarquia, todo o trecho urbano das rodovias federais que está em obras tem velocidade máxima permitida de 50 km/h. No local onde será instalada a lombada existe uma faixa para passagem de pedestres e a sinalização será reforçada.

2 COMENTÁRIOS

  1. Poderiam se preocupar em finalizar as obras, que se arrastam a anos, e assim dar condições de trafegabilidade, melhorar a entrada e saída dos moradores e também dos pedestres.

  2. Ainda bem, pq é muito perigoso atravessar na passarela sem lombadas!!!!

Comentários encerrados