MARANHÃO: Nesta quarta (26) e quinta-feira (27), será realizada em Alto Alegre do Maranhão, no Posto Recreio, no km 408 da BR-316, a 67ª etapa da temporada da Gincana do Caminhoneiro. Foto: Aderlei de Souza

Estado, que já teve campeão em 2018, recebe duas etapas do teste de habilidade no volante, valendo um caminhão 0km, além de atendimentos de saúde aos caminhoneiros

Em sua 30ª edição, a Gincana do Caminhoneiro, que tem como objetivo proporcionar aos transportadores rodoviários de carga a chance de ganhar um caminhão 0km – já é bem conhecida pelos maranhenses! Afinal, o vencedor da temporada de 2018, Joaquim Veríssimo, de São Luís do Maranhão, foi quem levou para casa o caminhão Iveco Tector zerinho, exibindo-o como troféu pelos trechos regionais!

Agora, é a oportunidade para os caminhoneiros que trafegam pelo estado participarem da disputa e concorrerem ao tão sonhado prêmio. Nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27), será realizada em Alto Alegre do Maranhão, no Posto Recreio, no km 408 da BR-316, a 67ª etapa da temporada.

Na sequência, a equipe segue para São Luís do Maranhão, onde estaciona no Posto Soene, na BR-135, na Av. Eng. Emiliano Macieira, nº 10, para realizar a 69ª etapa nos dias 3 e 4 de novembro.

Durante os dois dias de cada uma dessas etapas, os participantes terão a chance de mostrar que são bons de manobras no teste de habilidade no volante. Para isso, assumem o comando do caminhão da organização – que oferece condição de igualdade para todos os participantes – e realizar o percurso do slalom, numa pista demarcada entre cones, que exige que ele faça um zigue-zague, evitando os obstáculos e procurando chegar no menor tempo possível, sem velocidade, mas com destreza.

Serviços gratuitos de saúde

Os caminhoneiros que fizerem o menor tempo do trajeto em Alto Alegre do Maranhão e em São Luís, estarão classificados para participar da quarta semifinal da temporada, no dia 13 de novembro, em Umbaúba (SE), onde estarão reunidos 18 caminhoneiros que tiveram as melhores performances entre as etapas de números 55 e 72 para disputarem por cinco vagas classificatórias para a grande final, que premiará o vencedor com um caminhão Iveco Tector 0km.

SAÚDE: Profissionais do volante têm à disposição serviços de saúde gratuitos e demais atividades. Fotos: Divulgação/GDC

A Gincana do Caminhoneiro proporciona aos participantes a oportunidade de se dedicarem à sua saúde. Em Alto Alegre do Maranhão, com apoio da Secretaria de Saúde, o caminhoneiro poderá verificar sua pressão arterial, checar a glicemia, realizar testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), atualização da carteira de vacinação e avaliação nutricional.

Já em São Luís do Maranhão, as ações contarão com apoio do Sest/Senat. No local, o participante do evento também terá a oportunidade de realizar o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), e conscientizar-se sobre a importância de manter hábitos saudáveis, com dicas de alimentação, exercícios e posturas adequadas que podem deixar o dia menos estressante e mais saudável.

Quem pode participar

Para fazer valer o seu tempo na pista e ter a chance de concorrer ao cobiçado prêmio da 30ª Gincana do Caminhoneiro, o participante deve ter CNH categorias C, D ou E, e apresentar, no momento da inscrição, um comprovante de consumo de R$ 1.000,00 em diesel ou ter adquirido um balde de óleo Lubrax Top Turbo / Top Turbo Pro, Avante ou Extremo HD nos postos da Rede Siga Bem. O cupom tem validade de até sete dias antes da etapa.

O projeto conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e tem o patrocínio da Rede de Postos Siga Bem, da Petrobras e da Iveco.

Serviço:

67ª Etapa em Alto Alegre do Maranhão (MA)

Data: quarta-feira (26) e quinta-feira (27)

Local: Posto Recreio, km 408 da BR-316

Horário: das 8h às 18h

69ª Etapa em São Luís do Maranhão

Data: quinta-feira (3/11) e sexta-feira (4/11)

Local: Posto Soene, na BR-135, à Av. Eng. Emiliano Macieira, 10

Horário: das 8h às 18h