O carreteiro morreu soterrado , embaixo da carga de calcário, com esposa e filha

O caminhoneiro, sua esposa e filha de 1 ano, são as mais recentes vítimas fatais de acidentes (sinistros) na BR-163/MT. Foram 17 mortes em cinco dias no trecho.

Neste caso mais recente, o caminhoneiro não percebeu que a concessionária Rota do Oeste realizava obras no trecho. Conforme informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), havia mais de 50 cones, diversas placas e dois operário no trecho. O caminhão a serviço da concessionária estava parado, em local sinalizado, mas inexplicavelmente o carreteiro, com dezenas de toneladas de carga de calcário, não percebeu a movimentação na pista.

Segundo a PRF, o condutor bateu com sua carreta na traseira do caminhão, na altura do km 540, próximo ao Posto Gil, em Diamantino (MT), na manhã de terça-feira (27). Com o impacto, os dois veículos despencaram num barranco. A carga de calcário caiu sobre a cabine do veículo e soterrou o casal e a menina.

A concessionária confirmou que a obra estava sinalizada com a presença de funcionário com bandeira e cerca de 50 cones, além de placas. Nenhum funcionário da obra ficou ferido. Equipes do Corpo de Bombeiro e da concessionária estiveram no local para retirar o corpo das três vítimas soterradas, numa operação que demorou mais de 12 horas.

A pista foi interditada pela manhã e liberada na madrugada desta quarta-feira (28). A Polícia Civil esteve no local com os peritos.

17 mortes em apenas cinco dias

Com essas três mortes, o número de vítimas mortas em menos de uma semana na rodovia federal salta para 17. O primeiro sinistro aconteceu na sexta-feira (23), resultando em cinco mortes, sendo uma empresária, de 52 anos, sua neta, de 8 anos, e mais três homens.

Na madrugada de sábado (24), o condutor de uma carreta carregada com adubo morreu, após o veículo tombar na mesma rodovia, em Guarantã do Norte (MT). Edivaldo Barroso, 40, perdeu o controle da direção.

Na noite do domingo (25), outros dois sinistros com duas vítimas foram registrados, o primeiro no Km 664, a cerca de 2 km do pedágio da rodovia, a batida envolveu um Toyota Etios e um caminhão-baú, de cor branca, placas de Cáceres (MT). A colisão resultou na morte de Jefferson Felippe, 33 anos.

Outro sinistro foi registrado às margens da BR-163, em Guarantã do Norte (MT), a 233 quilômetros de Sinop (MT), na saída para Matupá (MT). O motorista de uma caminhonete S-10, identificado como Marlon Bonfim, 25 anos, veio a óbito depois de bater o veículo que dirigia contra um poste.

Outras cinco morreram na segunda-feira (26), na grave colisão envolvendo o GM Onix, placas de Várzea Grande (MT), e a carreta Scania branca, na rodovia federal, em Mutum, próximo ao rio Arinos.

Carreteiro faz manobra proibida e quase causa mais um sinistro fatal

No acesso a Nova Mutum (MT), no km 602 da BR-163, outra colisão poderia ter provocado a morte de um motorista, nesta terça-feira (27). Ao tentar adentrar a uma indústria de grãos no trecho e sem respeitar a sinalização da obra, que proibia a conversão do local, o carreteiro fez a manobra surpreendendo motorista da Saveiro que acabou ferido, sendo levado ao hospital.

O Estradas apurou que a carreta estava irregular, com a verificação do cronotacógrafo vencida. Portanto, não poderia circular.  No sistema da PRF ainda não constam autuações quanto ao equipamento obrigatório, que não está “aferido” (tacógrafo); assim como quanto a conversão irregular que contribuiu para o sinistro.

MANOBRA IRREGULAR: A conversão em local proibido, com obras, por pouco não causou mais uma morte na BR-163, em Mato Grosso. Foto: Reprodução/TV SBT