FESTIVAL GASTRONÔMICO: Socorro promove até o dia 31 de outubro a 4ª edição do Festival Eco gastronômico. A cidade está de portas abertas para receber os visitantes. Foto: Ricardo Beccari/Divulgação

Estradas mostra um pouco do que poderá ser desfrutado na Estância Hidromineral de Socorro, considerada portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, durante a 4ª edição do Festival Eco gastronômico

A Estância Hidromineral de Socorro, considerada portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, vai oferecer mais um atrativo aos seus visitantes neste mês de outubro: o Festival Eco gastronômico.

A cidade, que está localizada a menos de 150 quilômetros da capital paulista, é referência nos segmentos de aventura e ecoturismo, no turismo social, além de ser a mais pet friendly do Brasil (ver relação abaixo de locais que permitem a presença de animais) e, no próximo mês, terá a gastronomia como a grande estrela local.

Apostando no conceito de ecogastronomia, baseado na filosofia do slow food, o festival segue o movimento que dá valor ao típico, preservando a diversidade cultural e ambiental dos lugares tradicionais.

BANANA E MANDIOCA: O Festival Eco gastronômico tem como propósito valorizar os ingredientes produzidos na cidade. Nesta edição, o tema será a banana e a mandioca. Na foto de Shane Gleen, Filé de Tilápia com farofa de banana assada na folha de bananeira, acompanhado com mandioca cremosa.

E, pensando nisso, o evento vai reunir 14 empreendimentos gastronômicos, entre bares e restaurantes, que vão oferecer aos visitantes pratos especialmente elaborados para o período.

O Festival Eco gastronômico tem como propósito valorizar os ingredientes produzidos na cidade, e, nesta edição, terá como tema a banana e a mandioca.

Socorro tem vocação natural de produtos locais e de empreendimentos alimentícios. Nos seus diversos locais, podemos experimentar comidas boas, exclusivas e com temperos que nos remetem à infância. Com esse pensamento, alinhados às tendências de mercado, e sendo a 1º Cidade do Bem Viver no Brasil, queremos valorizar a comida de verdade, que envolve a utilização de produtos locais e pratos inovadores, com sabor e muita exclusividade“, explica a Secretária de Turismo Ana Paula Monteiro.

Lançamento acontece no Cittaslow Sunday

O lançamento oficial da programação foi no último domingo (25), durante o evento Cittaslow Sunday, no Parque da Cidade. O evento promoveu atividades que representam o conceito de ser uma Cidade do Bem Viver, título recebido de forma inédita por Socorro, por meio da Rede Internacional Cittaslow.

Além disso, na ocasião, também foi lançada a Temporada da Aventura de Socorro, que funcionará com um sistema de Clube de Vantagens. Isso significa que, entre 25 de setembro e 30 de novembro, os turistas ou moradores que praticarem algum tipo de atividade de aventura nos estabelecimentos participantes, vão ganhar descontos em outras empresas ligadas ao turismo, de acordo com o valor consumido.

O Festival Eco gastronômico ocorre durante todo o mês de outubro e é realizado pela Prefeitura Municipal de Socorro através da Secretaria de Turismo e COMTUR, com apoio da ASTUR – Associação de Turismo da Estância de Socorro. Mais informações nos sites da cidade e do Festival, além das redes sociais: Instagram e Facebook: @turismosocorro

Onde comer:

Lion Coquetel Bar e Restaurante – Com dois ambientes cobertos e um terraço. Pet friendly, com chope gelado, música ao vivo e um cardápio de dar água na boca!

Empório Nono Alpi – Um dos principais produtores de cachaça da região, com um espaço familiar onde são servidas porções, tábuas de frios e vinhos artesanais e nacionais.

ÁGUA NA BOCA: O Fettuccine do Nono é outra delícia que poderá ser ‘devorada’ no Empório Nono Alpi. Foto: Divulgação

Rancho Margarida Restaurante – Almoço todos os sábados e domingos, comida preparada no fogão a lenha. Tudo isso pensando no turismo rural e toda essa conexão com um espaço projetado para levar para o turista uma experiência diferenciada através do contato com a natureza, animais, horta, lago de pesca, playground para as crianças e fazendinha, e para completar o “delicioso” café caipira para que todos se sintam em casa.

Localizado dentro da Pousada Recanto do AmanhecerLa Rivière Bistrô – Mais do que uma experiência gastronômica é um conjunto de emoções inesquecíveis e saborosas.   A cozinha do La Rivière é marcada pelo tempero acentuado e qualidade dos ingredientes.  Um cardápio diversificado de pratos, porções, lanches e bebidas, tudo para agradar o paladar do turista.

Mas, se preferir um lanche diferente, o Trilha Café prepara um Hot Dog Festival (foto) com pão brioche, salsicha Frankfurt, aligot de mandioca, Crisp de banana com bacon. Essa gostosura está disponível no festival durante todo o mês de outubro.

TENTAÇÃO: Uma dica para quem ama um cachorro-quente diferente. Foto: Divulgação

Atrações – Cachoeiras que merecem ser visitadas

Serviço:

Parque dos Sonhos
Local: Estrada da Varginha, Km 7. Telefone: (19) 3895-3769.

Parque de Aventura Monjolinho
Local: 
Corredor Turístico do Rio do Peixe, Km 6. Telefone: (19) 3955-8124.

Parque Vale das Pedras
Local: Av. Bernardino de Campos, 1106. Telefone: (19) 9 9764-4250

Parque de Esportes de Aventura – Pedra Bela Vista
Local: Rod. Cap. Barduíno (Estrada do Contorno) acesso pelo Bairro Santa Rosa. Telefones:(19) 3855-7999 / 9 9175-7600.

Estabelecimentos pet friendly

Socorro tem vocação natural para receber muito bem seus visitantes; e com os animais de estimação não é diferente. Durante o Festival Eco gastronômico, a família que quiser levar seu cão ou gato poderá fazê-lo e frequentar diversos locais (restaurantes, cafeterias e bares) que aceitam animais de estimação, também chamados de pet friendly.

Parada obrigatória para os aventureiros, a cidade também oferece parques onde os animais podem circular tranquilamente e realizar atividades como SUPDog (stand-up paddle com pet), trilhas em grutas e cachoeiras, passeio de caiaque e rafting dog. Além disso, a cidade criou uma lei municipal que implantou diretrizes para que estabelecimentos tenham um selo de reconhecimento pet friendly.

Veja as opções de estabelecimentos que aceitam animais:

Rock & Soul Music Bar – oferece ganchos de segurança no parklet e no salão, tapete higiênico, comedouro, bebedouro e tapete de descanso.

Armazém da Terra – oferece cardápio pet, cata-caca, caminha e bebedouro.

Pedra da Bela Vista – tem duas áreas cobertas para o atendimento e bebedouro para os dogs, além do animal poder circular por todas as áreas do parque com os tutores.

Empório Nono Alpi – o pet pode circular pelo empório, pelo restaurante e na área verde ao redor.

Ristorante D’Napoli –tem área externa para os pets, além de comedouro e bebedouro.

EM FAMÍLIA: Enquanto a família almoça, o cachorrinho aprecia o ambiente. Foto: Divulgação/ Ristorante D’Napoli

London Cafeteria & Bistrô – tem o dogH20 (bebedouro) e sugere como cardápio uma saladinha com fruta do dia.

Restaurante Rural São Benedito – oferece comedouro e bebedouro.

Shopp Café – comedouro, bebedouro e área externa.

Quintal do Italiano – aceita pets na área externa.

La Rivière Bistrô – aceita pets na área externa.

Lion Bar e Restaurante – opções de bebedouro, comedouro e circulação na área externa.

“Socorro se transformou em um refúgio perfeito para quem quer passar um final de semana ou vários dias na natureza, com trilhas e muita aventura acompanhado do seu melhor amigo. De passeios a hotéis, todos preparados para receber os animais de estimação, com opções de restaurantes, cafés, bares e até centros de compras”, comenta a Secretária de Turismo, Ana Paula Monteiro.

Festival Eco gastronômico é realizado pela Prefeitura Municipal de Socorro, por meio da Secretaria de Turismo e COMTUR, com apoio da ASTUR – Associação de Turismo da Estância de Socorro.

Onde ficar

Colina dos Sonhos

O Hotel Fazenda Colina dos Sonhos é uma das opções de hospedagem em Socorro (SP). Recentemente, o local inaugurou duas atrações que vão integrar a lista de atividades do turismo de aventura da cidade.

LAZER: Área de lazer oferece redes, passeios a cavalo, pôneis, charretes, cicloturismo, Bike Park, pedalinho e passeio de trator, entre outros, além das atrações cheias de aventura. Foto: Divulgação

Uma delas é a Tirolesa da Fazendinha, que atravessa a área do parque onde estão os animais da fazendinha. A experiência do cliente se completa ao olhar para o horizonte, dando a sensação de voar pelas montanhas, apreciando um cenário natural, que alcança a cidade de Munhoz. São 250 metros de extensão que chegam ao ponto mais alto de 35 metros de altura.

SENSAÇÕES: Apreciar a natureza na Tirolesa da Fazendinha é uma experiência e tanto, uma sensação de estar ‘voando’ pelas montanhas. O passeio atravessa a área do parque onde estão os animais da fazendinha. Foto: Divulgação

Caso busque por mais adrenalina, outra atração nova do Colina dos Sonhos é o Balanço Radical, que conta com 14 metros de altura e está localizado em um dos pontos mais altos de Socorro: a 1.450 metros de altitude.

MAIS RADICAL: Caso queira mais adrenalina, a dica é o Balanço Radical, com 14 metros de altura, localizado em um dos pontos mais altos de Socorro: a 1.450 metros de altitude. O diferencial é a cadeirinha utilizada. Foto: Divulgação

O grande diferencial dessa atividade é a cadeirinha utilizada. A cadeirinha selete possui cinto de segurança, oferecendo segurança total ao praticante para a realização da atividade. Lembrando também que os visitantes podem usufruir ainda dos passeios de cavalos, pôneis, charretes, cicloturismo, Bike Park, pedalinho e passeio de trator.

As novas atrações estão disponíveis para hóspedes, visitantes e day users todos os dias, das 8h às 17h. Assim como em toda a Rede dos Sonhos, os equipamentos são adaptados para pessoas com mobilidade reduzida e deficiência, seguindo os mesmos padrões de acessibilidade.

E, para encerrar um dia de aventuras, que tal um espetáculo? Todos os dias, um pôr do sol deslumbrante dá um toque especial no Colina dos Sonhos, regado a cervejas, vinhos, pizzas e tábuas de queijo, com uma infraestrutura completa para garantir uma experiência inesquecível.

PÔR DO SOL: Para encerrar um dia de aventuras, um espetáculo: pôr do sol deslumbrante dá um toque especial no Colina dos Sonhos. Foto: Divulgação

O Colina dos Sonhos fica no bairro do Serrote, a 16 quilômetros do centro da cidade. O acesso é pelo Caminho Turístico do Serrote, km 12.

BOAS OPÇÕES: O hotel dispõe de chalés triplos e quádruplos para 3 e 4 pessoas com conforto. Foto: Divulgação

Mais informações: Telefone/WhatsApp: (19) 9 9652-1740 – (19) 3895-3161 ou no site: colinadossonhos.com.br

Grinberg’s Village Hotel – (19) 3895-9500 / (19) 9 7142-9110

www.grinbergshotel.com.br

Pousada Canto dos Canários – (19) 9 7166-6193 / (11) 9 6042-4247

www.pousadacantodoscanarios.com.br

Pousada Recanto do Amanhecer – (19) 3865-4029 / (19) 9 9623-1060

www.recantodoamanhecer.com.br

Como chegar?

Opção 1: Saindo de São Paulo, acesse a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) e siga até o km 47, onde adentrará à Via Anhanguera (SP-330). Siga até o km 61, e, entre, à direita, na SP-360 (Rodovia João Cereser), com destino a Itatiba. Ainda na SP-360 (agora, Rodovia Eng. Constâncio Cintra) passe por dentro das cidades de Itatiba, Morungaba e Amparo, observando sempre as indicações para Serra Negra.

Em Amparo, siga as placas com destino a Serra Negra, até chegar na Praça Lions Internacional e adentrar, novamente, na SP-360, à esquerda. Você irá passar pela base da Polícia Militar Rodoviária, à esquerda da via, e irá percorrer uns três quilômetros até a entrada, à direita, na Rodovia Pedrina Maria da Silva Valente, rumo a Monte Alegre do Sul. são, em média, 150 quilômetros.

ROTA: Vindo de São Paulo, pela Bandeirantes, basta adentrar na saída do km 47 e cair na Via Anhanguera (foto). Nela, siga até o km 62 e pegue a Variante de Itatiba, rumo à SP-360. Foto: Aderlei de Souza

Opção 2: Saindo de São Paulo, utilizar a Rodovia Fernão Dias (BR-381), sentido Belo Horizonte, passando pelos municípios de Mairiporã e Atibaia. Depois de passar por Atibaia, siga sentido Bragança Paulista. Saia da Fernão Dias, no km 22, entrada à cidade de Bragança Paulista. Siga até Pinhalzinho e depois Monte Alegre do Sul. São, em média, 140 quilômetros.

Vela ressaltar que a distância, em km, varia de acordo com o local de saída da capital. No caso da opção 1, ela é recomendada para quem é amante de belíssimas paisagens, por conta do “túnel verde”, nas proximidades de Morungaba. Já na opção 2, o percurso é menor, entretanto, a Fernão dias é uma rodovia que requer muito mais atenção do motorista.

Pedágios

As tarifas de pedágios das rodovias que passam pelo Circuito das Águas Paulista estão nos sites das respectivas concessionárias. São elas:

AutoBAn: www.autoban.com.br

Rota das Bandeiras: www.rotadasbandeiras.com.br

Renovias: www.renovias.com.br

Comentários encerrados