BR-317/AC, uma das piores rodovias do Brasil, ganha promessa de recuperação
PRECÁRIA: BR-317/AC, uma das piores rodovias do Brasil, ganha promessa de recuperação. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Anúncio feito pelo governo federal, por meio do DNIT, informa parceria com o governo do Acre para retomar as obras

Considerada uma das piores rodovias federais do Brasil, a BR-317/AC, que teve parte destruída em março de 2021, após fortes chuvas que atingiram um trecho, na altura do km 264, parece que vai se livrar desse título com o anúncio de retomada das obras para concluir o Contorno Rodoviário da BR-317/AC (Anel Viário de Brasileia).

Essa informação foi confirmada na quarta-feira (13) pela diretoria da autarquia junto com o governador do Acre, Gladson Cameli, durante reunião na sede do DNIT, em Brasília (DF).

Na ocasião, foi anunciado também o avanço nos projetos para que se possa licitar a reconstrução de 400 quilômetros da BR-364/AC, entre Sena Madureira e Rio Liberdade. Até então, as obras de construção do futuro Contorno Rodoviário da BR-317/AC, incluindo a ponte sobre o Rio Acre, com 251,5 metros, estava sendo executada por meio de convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre).

De acordo com o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, a reunião com os representantes do Acre foi decisiva para acertar a maneira que será conduzida a realização dos serviços remanescentes. “Acertamos com o governador que o DNIT vai assumir o convênio, licitar o remanescente dessa obra para entregar ao estado do Acre esse empreendimento”, disse Galvão.

BR-317/AC, uma das piores rodovias do Brasil, ganha promessa de recuperação
CHUVAS: Em março de 2021, trecho da BR-317/AC, cedeu com as fortes chuvas que atingiram a região. Foto: Arquivo pessoal 

Fim do convênio

A partir de agora, o Dnit aguarda do Deracre o encerramento do convênio com as medições e serviços já executado para poder dar continuidade aos trâmites licitatórios dos remanescentes. “O Deracre precisa prestar conta dos recursos que foram transferidos, dos serviços que foram executados, fechar essa prestação de contas, temos os serviços que serão remanescentes levantados pelo Dnit e então a autarquia licita essa obra”, ressaltou Galvão.

A execução das obras deve acontecer tão logo seja possível finalizar a prestação de contas e ter o projeto em mãos para que ele seja licitado.

Reconstrução

Outra importante obra para o Acre foi tratada na reunião: a reconstrução da BR-364/AC. São aproximadamente 400 quilômetros que precisam de intervenções significativas. Técnicos da autarquia estão trabalhando nos projetos.

Os primeiros 200 quilômetros, entre Sena Madureira e Feijó, estão com os projetos mais adiantados e devem ter a licitação lançada tão logo os mesmos sejam finalizados. Já a licitação para os outros 200 quilômetros, entre Feijó e o Rio Liberdade, deve acontecer na sequência.

Em ambos os trechos, a expectativa do Dnit é de que as obras tenham duração de dois anos a partir da assinatura da Ordem de Início dos Serviços.