Por causa das férias escolares, o movimento nas rodovias federais e estaduais mineiras aumenta principalmente na segunda quinzena deste mês. Para evitar colisões, capotagens e derrapagens dos veículos, além de respeitar a sinalização e os limites de velocidade, os motoristas devem ficar atentos aos riscos que as estradas oferecem. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o perigo é maior na BR-381, que liga Belo Horizonte ao Espírito Santo, onde ocorrem 35% dos acidentes registrados em Minas.

De acordo com o assessor de comunicação da PRF, inspetor Aristides Júnior, as rodovias federais que cortam Minas estão em condições bem melhores do que se encontravam nas férias de julho do ano passado. Ele disse que, atualmente, não há desvio em nenhum ponto. No entanto, o policial adverte para os riscos dos trechos sinuosos ou onde está sendo feita a recuperação do asfalto. “Os motoristas devem ficar ainda mais atentos às curvas da BR-381, na saída de Belo Horizonte para Vitória (ES), e da BR-040, entre a capital e Conselheiro Lafaiete.

A atenção também deve ser redobrada no trecho da BR-262, entre Betim e Pará de Minas, que está em obras”, ressaltou. Segundo o Departamento Nacional de Infra- Estrutura de Transportes (Dnit), a BR-381 está sendo restaurada próximo à entrada para Santa Maria de Itabira, no Vale do Aço, em João Monlevade, na região Central, em Betim, na Grande Belo Horizonte, e entre Perdões e Três Corações, no Sul de Minas.

Na BR-040, as obras se concentram próximo a Três Marias, também na região Central. “A situação do asfalto é boa no restante da malha federal, com exceção de alguns trechos esburacados na BR-135, que vai para Montes Claros”, avaliou o inspetor Júnior. Entre os 936 km de rodovias da Grande Belo Horizonte e região Central de Minas fiscalizados pela 7ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o Anel Rodoviário e a MG-10 são apontados como os mais perigosos.

De acordo com o assessor de comunicação organizacional da companhia, sargento Renato Augusto, o risco de acidentes aumenta com as obras que estão sendo executadas nas vias. Anel Rodoviário Através da parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Dnit, a reforma do Anel Rodoviário foi iniciada na última sexta-feira e está prevista para ser concluída até o final do ano. “Atualmente, as obras estão sendo feitas apenas entre a Via Expressa e a BR-040, mas elas serão estendidas ao longo do mês de julho. Por causa das retenções dos veículos, há uma grande chance de ocorrer colisões se os motoristas não tiverem muita atenção”, observou o sargento Renato. Segundo ele, os engarrafamentos também estão ocorrendo com frequência na MG-10, que liga a capital ao aeroporto de Confins.

A rodovia está sendo duplicada para a criação da Linha Verde, projeto executado pelo governo do Estado. “O trecho mais crítico fica entre o bairro São Benedito (região de Venda Nova) e a entrada do município de Lagoa Santa”, disse o militar. Desde o dia 1º de julho, a PRF e a PRE estão fazendo operações nas rodovias para coibir as irregularidades e prevenir os acidentes. As ações serão intensificadas na segunda quinzena do mês. De acordo com o inspetor Júnior, o desrespeito à sinalização, as ultrapassagens em locais proibidos e o excesso de velocidade são responsáveis pela maioria das batidas e capotagens. “Mesmo com todos os problemas que existem nas estradas, a imprudência dos motoristas ainda é a grande vilã”, afirmou.