BÊBADO: Camihoneiro bêbado dirigia essa carreta bitrem na BR-316, quando foi preso pela PRF e PM de Satuba (AL). Foto: Divulgação

Prisão ocorreu após informação da Polícia Militar da cidade

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu no Km 266 da BR-316, em Satuba (AL), nessa quarta-feira (4) um caminhoneiro que estava dirigindo sob o efeito do álcool e forma perigosa.

De acordo com a PRF, os agentes foram acionados pela Polícia Militar para atender a uma ocorrência sobre um condutor de uma carreta bitrem Mercedes-Benz, com placas de Rondonópolis (MT), que apresentava sinais de embriaguez e dirigindo em “zig-zag”.

Ainda de acordo com a PRF, com o apoio dos policiais militares, foi feita uma fiscalização e confirmaram a suspeita com o teste de etilômetro. O resultado de 1,27 mg/l de álcool em seu organismo surpreendeu os agentes, pois é quatro vezes superior ao que é considerado crime pelo Código de Trânsito Brasileiro. O mais agravante é que ele conduzia um veículo de carga com mais de 20 metros de comprimento.

O que diz o Código?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o índice de 0,30 mg/l no organismo do condutor já é suficiente para enquadrar a conduta como crime de trânsito. Ainda de acordo com o CTB, além da prisão, o motorista terá de pagar pela multa de R$2.934,70, acumulará sete pontos na carteira de habilitação e poderá ter seu direito de dirigir suspenso por 12 meses.

Diante das evidências, os PRFs autuaram o motorista e o conduziram à Delegacia de Polícia Civil de Satuba, onde foi registrado o flagrante.

Acidentes

Os acidentes envolvendo motoristas embriagados, na sua maioria, são mais graves que outros. Dentre alguns motivos que fazem elevar a gravidade estão: os reflexos comprometidos, a falta de capacidade de percepção de tempo e espaço e a agressividade. A ausência destes fatores ficam evidentes em situações de emergência. Sem esquecer que acidentes envolvendo veículos de carga são, em geral, muito mais devastadores.