CONSCIENTIZAÇÃO: Concessionária promove nesta terça (30) e quarta (31), em Matão, no interior de SP, na empresa Louis Dreyfus, ações de conscientização para os caminhoneiros da empresa. Foto: Divulgação

Ação de conscientização serão destinadas aos caminhoneiros da empresa Louis Dreyfus, em Matão; objetivo é alertar sobre os riscos de dirigir embriagado

Os caminhoneiros de uma empresa de Matão, no interior de São Paulo, vão receber nesta terça (30) e quarta-feiras (31), dicas de trânsito por meio de atividades educativas, de acordo com a concessionária responsável pela SP-310 e SP-326.

Ainda de acordo com a concessionária, as atividades incluem dicas de trânsito e uma tarefa com a ajuda de óculos que simulam embriaguez. Segundo os organizadores, o objetivo é alertar sobre os riscos de dirigir embriagado e ressaltar a importância do bom comportamento no trânsito para evitar acidentes.

Óculos de embriaguez

Os “óculos de embriaguez”, como são chamados, permitem os motoristas experimentarem a sensação de embriaguez em dois níveis distintos enquanto realizam movimentos simples, como contornar cones sinalizadores, lançar bolinha ao cesto ou empilhar copos.

Os efeitos sentidos serão de distorção visual, menor prontidão e tempo de reação reduzido, dentre outros.

Além desta experiência, serão oferecidos aos participantes, em parceria com a Artesp e Sest Senat, gibis educativos para o trânsito da Turma da Mônica e brindes.

Agendamento

Empresas, escolas e outras instituições interessadas em ações de conscientização para o trânsito com os óculos de embriaguez devem contatar a concessionária pelo número (16) 3383-6383. 

ÓCULOS DA EMBRIAGUEZ: Atividade simula a embriaguez nos motoristas. Objetivo da ação é alertar sobre o perigo de dirigir sob o efeito do álcool. 

Estatística

De 2011 a 2017, a frequência de adultos que admitem conduzir veículos motorizados após terem ingerido qualquer tipo de bebida alcoólica aumentou 16% em todo o país. No conjunto de 27 cidades, 6,7% da população adulta referiram conduzir veículo motorizado após consumo de bebida alcoólica. Os homens (11,7%) continuam assumindo mais essa infração do que as mulheres (2,5%).

As informações fazem parte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) realizada pelo Ministério da Saúde em todas as capitais brasileiras. O resultado reflete respostas de entrevistas realizadas de fevereiro a dezembro de 2017 com 53.034 pessoas maiores de 18 anos.

CTB

Atualmente, qualquer quantidade de álcool detectada no organismo do condutor constitui infração gravíssima. Conforme o disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ao ser flagrado dirigindo sob o efeito de substância alcoólica, o condutor tem o documento de habilitação e o veículo imediatamente retidos até a apresentação de um condutor habilitado. São aplicadas ainda penalidades, como a suspensão do direito de dirigir por, no mínimo, 12 meses, e multa de R$ 2.934,70.

Caso o condutor seja flagrado dirigindo embriagado, pela segunda vez, dentro do período de um ano, as penalidades aplicadas tornam-se mais rígidas, ocorrendo a cassação do direito de dirigir e a cobrança em dobro do valor da multa (R$ 5.869,40).

Dirigir embriagado também pode ser considerado crime, em casos específicos. Ao serem verificados quantidade de álcool no organismo igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar ou sinais que indiquem alteração da capacidade psicomotora, o condutor recebe detenção, além das penalidades administrativas. O período de detenção para quem comete crime de trânsito por dirigir embriagado pode variar de seis meses a três anos.

Serviço:

Comunidade na Via

Data: dia 30

Horário: das 14h às 16h

Data: dia 31

Horários: das 10h às 12h e das 14 às 16h

Local: Estrada da Fazenda, 6.000, Bairro Boa Vista – Matão (Empresa Louis Dreyfus)

Atividades: óculos que simulam embriaguez, gibi educativo para o trânsito da Turma da Mônica e brindes