DESCASO: Caminhoneiros de várias partes do Brasil sofrem com o descaso da Heringer, em Manhuaçu (MG), às margens da BR-262. Fotos: Arquivo Pessoal

Profissionais chegam a ficar até uma semana do lado de fora da empresa, à margem da BR-262, em condições precárias, para descarregarem Cloreto. Quem chega com outro produto, não espera

Descaso, revolta e indignação. Essa mistura tem sido uma ‘pedra no sapato’ de centenas de caminhoneiros quando chegam na porta da empresa Fertilizantes Heringer, às margens da BR-262, em Manhuaçu (MG). Diversos profissionais denunciaram, ao portal Estradas, a atitude da empresa, pertencente ao Grupo Eurochen, com os profissionais da estrada.

Nesta sexta-feira (23), a reportagem recebeu áudios com relatos de caminhoneiros indignados e revoltosos, além de fotos que mostram a situação real na frente da Heringer, de Manhuaçu, no interior de Minas Gerais.

Três caminhoneiros – que preferiram não se identificar por receio de represálias – conversaram com a reportagem do Estradas e descreveram os ‘perrengues’ a que são submetidos no local.

Entre as principais queixas deles, estão a falta de comunicação da Heringer com os caminhoneiros, local para estacionar as carretas e falta de estrutura para higiene e alimentação.

Segundo um deles, a indiferença da empresa é total. “A gente chega na portaria e não consegue entrar para aguardar a descarga dentro do estacionamento, porque não há espaço suficiente para todos. Eu cheguei na quarta [dia 21] e estou até agora sem saber quando vou descarregar. Já cheguei a ficar seis dias esperando para descarregar. O pessoal da portaria não define data nem horário pra gente descarregar. Está difícil”, desabafou.

Segundo outro profissional – que também está desde o início desta semana do lado de fora aguardando a vez para descarregar -, a maioria das carretas está carregada com cloreto. “Quem chega com outro tipo de produto, logo consegue vaga para descarregar“, explicou.

Na opinião de outro caminhoneiro, morador no Espírito Santo, as condições são bastante ruins para a maioria. “Eu até tenho meu próprio sanitário, mas o banheiro não é lá muito bom. São dois chuveiros e dois sanitários, próximo ao refeitório. A alimentação só está disponível a cerca de 800 metros a 1 km. Se o caminhoneiro não tiver caixa de cozinha, tem que andar esse trecho para comer“, disse.

Esse mesmo caminhoneiro disse que outro problema é o local onde ficam os caminhões, do lado de fora da empresa. “Quem chega mais cedo, consegue estacionar num local onde a Polícia Rodoviária Federal não multa. Eu mesmo já cheguei e coloquei meu caminhão além do acostamento, mas fui alertado para sair porque a PRF iria multar. Eles nem descem da viatura, multa e vão embora“, frisou.

Um terceiro profissional disse que os caminhões ficam do lado de fora da empresa, na beira da pista. “Essa situação é recorrente. Não é a primeira vez que a Heringer faz isso. Teve um colega nosso que ficou uma semana para descarregar. Tá desse jeito; a situação tá feia por aqui, em Manhuaçu. Eles compram a mercadoria e não têm onde colocar, e ficam fazendo a gente de depósito”, disse.

O caminhoneiro relata ainda que a Heringer não oferece uma alimentação pra gente. “Tem 60 caminhões e eles botam 10 pães e uma garrafa de café com leite em pó, ralo pra caramba. É o que eles dão, pra dizer que dão”, disse.

Falta de estrutura adequada

Segundo esses mesmos caminhoneiros, o local da empresa possui apenas um banheiro com dois chuveiros e dois sanitários. “A gente fica à mercê deles. “A gente tem que comer na mãos deles“.

Sem previsão de descarga

Segundo os caminhoneiros, a Heringer não dá previsão de quando eles irão descarregar. “Infelizmente, uma boa parte dos colegas não quer denunciar porque tem medo de perder o emprego“, disse o caminhoneiro.

PÁTIO LOTADO: O lado de fora da empresa Heringer fica lotado de caminhões e carretas à espera da descarga. Empresa agenda a entrega de carga acima da capacidade do pátio. Sem espaço, dezenas de carretas se amontoam do lado de fora, sujeitas às multas e riscos de acidentes. Foto: Arquivo Pessoal

Perigo na beira da BR-262

A falta de um local adequado para os caminhoneiros aguardarem a vez para a descarga é outro grande problema relatado pelos profissionais que têm que descarregar na Heringer de Manhuaçu (MG).

Heringer não responde

O Estradas entrou em contato diversas vezes com a Heringer para obter uma posição sobre o descaso com os caminhoneiros mas, até a publicação desta matéria, não recebeu nenhuma resposta.

12 COMENTÁRIOS

  1. Bom eu penso assim , acho que o descaso parte das empresas que pegam essa carga pra eles , sabem que é enrrolado e mesmo assim põe o motorista pra sofrer em porta de empresas como essa , não deveriam carregar pra eles , e deveriam pensar como é ruim p o funcionário ficar parado vários dias em porta de empresas .

  2. vcs tem chamar o sindicam e um prato cheio pra eles liga
    eles resolvem e de campina

  3. Bom dia, tudo bem
    Aproveitando a oportunidade vcs repórteres tem que ir mais que depressa na indústria CALPAR em Italva RJ, as condições que os motoristas ficam no aguardo do carregamento se não for igual é pior da relatada aí dessa indústria, é uma covardia com nos seres humanos ficar naquela situação, tenho medo de represálias também, se possível não exponham meus dados, forte abraço, fiquem com Deus.

  4. Vergonha essas empresas fazerem isso. Por isso é outras coisas que estou abandonando a profissão de carreteiro.

  5. DESRESPEITO COM ESTA CLASSE ! Tem que haver uma denúncia contra esta empresa HERINGER –
    Falta de respeito com o trabalhador caminhoneiro!
    Tem fiscalização nas propriedades de café em época de panha de café !
    Pergunto :
    Cadê as fiscalizações nestes descasos com os caminhoneiros!!
    Vergonha e desrespeito com estes sofridos trabalhadores!!

  6. Tem que haver uma denúncia contra esta empresa HERINGER –
    Falta de respeito com o trabalhador caminhoneiro!
    Tem fiscalização nas propriedades de café em época de panha de café !
    Pergunto :
    Cadê as fiscalizações nestes descasos com os caminhoneiros!!
    Vergonha e desrespeito com estes sofridos trabalhadores!!

  7. Já fui encarregado operacional, presenciei uma vez um cacambeiro carregado com 25 tons.de milho descarregar toda carga na portaria, isso na itambe’ rações em contagem/mg

  8. Infelizmente é assim nas maiorias das empresas , tratam caminhoneiros com grande descaso, tratam pior q cachorro, oq em outra empresa se vc mal tratar um cachorro vc é penalizado ,mas os maus tratos deles com caminhoneiro não tem problema ! (Não q sou favor de maltrato a animais ) só uma comparação! E a PRF teria q multar a empresa pois ela q tem q ter local apropriado para estacionamento ! Mas eles nunca irão mexer com os grandes né , aí os pequenos se lascam , isso aqui é Brasil, a justiça é injusta!

  9. Já falei uma vez e volto a falar!!
    Sou caminhoneiro a 30 anos.
    Demorou demais? Colocou carro na frente pra descarregar?
    Manobra a carreta e descarrega na portaria!!
    Espera demorar muito, tipo um dia inteiro!!
    Quando todo mundo fizer isso ao mesmo tempo, nunca mais isso acontece!!
    Falta união!!
    Eles vão fazer o que? Te mandar embora?
    Ou vcs mudam essa situação ou nada vai mudar!!
    Essa fabrica aí é uma das milhares que existem neste país de merda, que quem manda é quem tem dinheiro!!
    Canalhas!!

  10. Por isto sai das estradas por falta de respeito com a categoria por isto sobra vagas nas transportadoras esquecem que sem caminhão o Brasil para estas empresas estão brincando desrespeitando está classe nobre

    • Boa noite a todos, pessoal vamos ter um pouco mais de empatia e paciência pois a empresa passou por nova gestão e acabou de sair do vermelho e hoje ela pode se dizer mais aliviada em relação aos anos anteriores, tudo nessa vida e uma questão de tempo, e a tempo para tudo,oque não vamos e perder o foco pois tem muito a se fazer,estamos so começando nossa jornada,sei que nem jesus agradou á todos,não vai ser um empresa que vai fazer isso,so podemos dizer que estamos melhorando cada dia mais para poder atende-los a todos com rapidez e dedicação.
      O nosso muito obrigado,e espero em breve nos da Eurochem vencer e superar todas suas espectativas. Abraço á todos!

      • Eu sou de Manhuaçu, e te falo que essa fila aí existe desde 2006… Sempre teve filas e filas e ficavam dias na espera.

Comentários encerrados