Motorista admite uso de drogas, assina TCO e a PRF é obrigada a liberar para continuar a viagem Foto: Divulgação/PRF-BA

Condutores foram flagrados com 73 comprimidos de anfetamina em Itaberaba; em 2022, PRF retirou 300 mil unidades das estradas

Neste fim de semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Bahia autuou quatro caminhoneiros pelo crime de porte de drogas ao serem flagrados portando comprimidos de anfetaminas, conhecido como ‘rebite’.

Segundo a Corporação, as ocorrências ocorreram durante fiscalização em frente à base da PRF, no km 225 da BR-242, em Itaberaba (BA). Ao todo, foram apreendidos 73 unidades do comprimido Nobésio Extraforte, conhecida droga da família das anfetaminas.

Ainda de acordo com a PRF, em 2022, quase 300.000 comprimidos retirados de circulação das estradas federais que cortam o estado. O uso desse tipo de droga está muitas vezes associado à condução em excesso de velocidade, perda do controle do veículo, colisões, direção agressiva e desatenta, além de execução de manobras de alto risco.

Por se tratar de um crime considerado de menor potencial ofensivo, o porte de drogas não gera prisão. Nas quatro ocorrências, a PRF lavrou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e encaminhou ao Juizado Especial Criminal, onde os condutores responderão pelo artigo 28 da Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas).