RIO – O Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário do Estado do Rio (Setrerj) lançam nesta segunda-feira uma campanha para melhorar a formação dos motoristas de ônibus em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e municípios próximos. O objetivo é ampliar a qualificar a mão-de-obra para acompanhar o crescimento da região, que tem previsão de gerar cerca de 210 mil empregos nos próximos anos com a instalação do Complexo Petroquímico de Itaboraí.

Segundo o superintendente do Setrerj, Márcio Barbosa, as empresas de ônibus estão encontrando enormes dificuldades para contratar motoristas qualificados. A campanha, segundo ele, terá como foco os profissionais habilitados e que hoje se encontram na informalidade. Eles serão estimulados a ingressar no sistema regular, com direito a todos os benefícios oferecidos pelas empresas, com carteira de trabalho assinada, cesta básica e vantagens complementares. A campanha em busca de novos motoristas vai começar com cartazes afixados nos próprios coletivos.

Os cursos de desenvolvimento profissional serão feitos na sede do Sest/Senat de São Gonçalo, que fica na Rodovia Amaral Peixoto, Km 7, em Tribobó, telefone 2702-6800.