“A estrada não pode separar”, é uma das frases que estampa o outdoor do Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) para divulgar a campanha de Prevenção de Acidentes 2013/2014. O objetivo é destacar a importância de uma direção responsável, de acordo com a sinalização e a velocidade de circulação em cada estrada. Afinal, as rodovias foram feitas para aproximar e não separar.

Até março de 2014, também serão distribuídos folders e realizadas três ações de conscientização no litoral gaúcho. Além disso, em dezembro de 2013 foram divulgados spots em rádios de todo o Estados e, em breve, outras inserções ocorrerão em uma estação da capital.
Há outdoors instalados na ERS-389 (Estrada do Mar), ERS-486 (Rota do Sol), ERS-734 (Estrada do Cassino) e ERS-040 (Capivari do Sul). Esse material também estará na ERS-287 (Venâncio Aires) e ERS-235 (Nova Petrópolis) , por meio de uma parceria do Daer com a EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias).
Saiba como prevenir acidentes:

Respeite os limites de velocidade:

O limite de velocidade existe para proteger tanto carros como ciclistas e pedestres. As maiores causas de acidentes graves são o excesso de velocidade e as ultrapassagens indevidas. Para utilizar um exemplo prático, uma colisão a 80 km/h pode ser comparada ao impacto de um corpo caindo do oitavo andar de um prédio.

Preste ainda mais atenção nas ultrapassagens:
Não ultrapasse em locais proibidos. Os lugares permitidos para ultrapassagem são classificados assim porque foram estudados e permitem uma melhor visibilidade e segurança ao motorista. Lembre-se de que, em uma colisão frontal, as velocidades dos veículos se somam, aumentando o risco de uma grande tragédia.
Use sempre o cinto de segurança, mesmo no banco de trás:
O cinto de segurança protege todos os ocupantes, tanto os da parte dianteira como os da parte traseira do carro, de serem lançados para frente ou para fora do veículo. O uso do cinto de segurança e de equipamentos especiais para as crianças diminui o risco de lesões graves e morte em acidentes.
Não beba antes de dirigir:
Consumir álcool, mesmo em pequenas quantidades, afeta os seus reflexos e aumenta em 50% as chances de se envolver em um acidente. Além de ser uma infração gravíssima, passível de penalização.
Não use o celular ao dirigir:
O desvio de atenção ao usar o celular e dirigir ao mesmo tempo é de quase 80%. A área do cérebro responsável pela atenção trabalha bem melhor quando desempenhamos apenas uma função de cada vez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui