Um caminhoneiro morreu após perder o controle da direção e tombar na pista na segunda-feira, na BR 101, em Aracruz. Segundo a perícia, ele provavelmente estaria vivo caso estivesse usando o cinto de segurança.

Segundo testemunhas, Jonaci Lupi, de 71 anos, chegou a receber os primeiros socorros, mas não resistiu aos ferimentos. O caminhão estava carregado com madeira e ficou tombado. Jonaci seguia de Linhares para Vitória e acabou perdendo o controle do veiculo. Parte da carga ficou espalhada no barranco.

De acordo com a perícia, o caminhoneiro estava sem o cinto de segurança e acabou ficando imprensado no banco do carona. A parte da cabine onde fica o motorista ficou intacta.

Segundo o policial rodoviário federal Marcelo Ribeiro, se Jonaci estivesse usando o cinto que é obrigatório, provavelmente teria sobrevivido. “Como a parte da cabine onde estaria localizado o motorista não foi atingida e ele ficou tombado na parte do carona, com certeza ele não estava usando o uso do cinto de segurança. A probabilidade de ele ter sobrevivido seria grande se ele estivesse com o cinto de segurança”, disse.

O trânsito foi interditado em uma das pistas e fluía no esquema pare e siga. A BR 101 foi completamente bloqueada apenas no momento em que o caminhão foi erguido.

Ainda segundo os peritos, o veiculo apresentava falhas mecânicas. O tacográfo estava irregular, já que o disco estava muito velho e não foi trocado. Porém, como as condições do local não eram favoráveis, o caminhão passará por uma nova pericia nesta terça-feira (04).