Campanha de Segurança Viária chega à cidade de Louveira (SP)
SEGURANÇA: Até sexta (1º/12), população de Louveira (SP), tem acesso à Campanha de Segurança Viária, que fica no Centro da cidade. Foto: Divulgação/Rota das Bandeiras

Iniciativa da concessionária Rota das Bandeiras fica na cidade até sexta-feira (1º/12)

Até sexta-feira (1º/12), a cidade de Louveira, no interior paulista, recebe a campanha de segurança viária, promovida pela concessionária Rota das Bandeiras, responsável pelo Corredor Dom Pedro.

Em um cenário gigante, um celular de 2 metros de altura e um carro batido simulam um acidente de trânsito provocado pelo uso do aparelho, alertando sobre os riscos de sua utilização ao volante. A instalação ficará exposta na praça Júlio de Mesquita, no Centro.

Segundo a concessionária, a Divisão de Trânsito de Louveira (SP) realiza, juntamente ao cenário, uma campanha de conscientização de motoristas e motoqueiros, entregando panfletos com dicas de trânsito seguro a todos que passam pelo local.

Desde 2022

A campanha de segurança viária teve início em novembro de 2022 e já percorreu postos de serviços, empresas e locais públicos com grande circulação de pessoas, como o Parque da Juventude, em Itatiba (SP), e o Parque da Cidade, em Jundiaí (SP).

Além de chamar a atenção com o veículo batido, um QR Code redireciona o público ao site da Rota das Bandeiras, com mais informações sobre os perigos do uso do celular ao volante.

Campanha de Segurança Viária chega à cidade de Louveira (SP)
AÇÃO NA PRAÇA: Equipes da concessionária e do setor de Trânsito de Louveira distribuem folhetos aos cidadãos. Foto: Divulgação/Rota das Bandeiras

Riscos do uso do celular ao volante

Você teria coragem de dirigir a 80 km/h com os olhos vendados por 100 metros? Pois é isso que ocorre quando você digita uma simples mensagem ao celular. O uso do aparelho já é a 3ª causa de morte no trânsito brasileiro, chegando a gerar 54 mil mortes ao ano. Entre motoristas de 20 a 39 anos, 57% dos acidentes são pelo uso do celular. Os dados são da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

O uso do aparelho pelo motorista, ainda que parado no sinal vermelho ou pelo viva-voz, é uma infração gravíssima de trânsito, com multa prevista de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Pelas leis de trânsito, não é permitido falar ao celular nem mesmo utilizando fone de ouvido.

Com informações da Ascom da Rota das Bandeiras