BALANÇO PARCIAL POSITIVO: DER de Minas e demais parceiros fazem balanço da 1ª fase da campanha "Ir e Vir Seguro", nas estradas mineiras. Foto: Divulgação/DER-MG

De acordo com os organizadores, iniciativa tem o intuito de antecipar, prevenir e mitigar riscos para os usuários das estradas

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), em parceira com o Sindicato de Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar Rodoviária de Minas Gerais (PMRv-MG), e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), apresentou o balanço da primeira fase da campanha “Ir e Vir Seguro”, iniciativa que tem o propósito de antecipar, prevenir e mitigar riscos para os usuários das estradas, por meio da visualização de informações de todas as rodovias de Minas Gerais.

Os resultados foram apresentados nesta quinta-feira (27), na sede do Setcemg em Belo Horizonte (MG), com a presença do presidente do Setcemg, Gladstone Lobato, diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, além de representantes das demais entidades parceiras.

Segundo os organizadores, a campanha contou também com blitze educativas, outdoors nas principais saídas da capital e spot de rádio.

Para o o presidente do Setcemg, Gladstone Lobato, um dos pontos positivos da campanha foi a questão da previsibilidade das viagens. “Para o setor de transporte de carga de um modo geral, conseguimos obter, por meio da campanha, informações de forma muito mais ágil e tivemos condição de saber qual a situação das estradas de forma antecipada para assim traçar a rota mais adequada, desviando de pontos críticos e evitando atrasos e transtornos. Sem sombra de dúvidas conseguimos atingir esse objetivo”, disse.

Na avaliação do diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, a ação foi muito positiva. “Com a utilização do mapa interativo foi possível verificar as regiões do Estado de forma espacial, com maior volume de ocorrências causadas pelas chuvas e oferecer aos usuários uma informação mais rápida e precisa dos locais com algum tipo de problema, sendo que no caso onde ocorreram interdições, ali mesmo se conseguia consultar uma rota alternativa e, consequentemente, planejar a viagem com mais precisão”, frisou.

Tavares disse que durante todo o período chuvoso, toda anomalia detectada nas rodovias mineiras era deslocada uma equipe para confirmar a ocorrência, e, na sequência, implantada uma sinalização de segurança no local.

De acordo com o diretor-geral, as ocorrências confirmadas eram lançadas no sistema de monitoramento do DER. “Em seguida uma análise técnica era realizada para apontar uma solução a ser implantada para resolver o fato, sendo que no caso de interrupção total, muitas vezes a solução era a de implantar uma variante no ponto para restabelecer o tráfego no mais curto espaço de tempo”, explicou.

Tavares disse ainda que, neste período, houve início dos trabalhos de recuperação imediato nos casos que não havia necessidade de elaboração de projeto de engenharia; nos casos em que ocorreram a necessidade de projetos de engenharia (os mais complexos), o mesmo é executado para posterior contratação de execução e recuperação do ponto.

Entre 2022/ 2023, durante o período chuvoso ocorreram 26 interrupções de tráfego, sendo que deste total 22 já foram solucionados e quatro se encontram em andamento. Além disso, o DER atuou em centenas de pontos onde ocorreram interdições menores como queda de barreira, pequenas erosões, quedas de árvores”, pontuou o diretor-geral.

Com informações da Ascom do DER-MG