Usuário poderá alertar as autoridades com as informações do tacógrafo que registra tempo de direção, distância percorrida e velocidade
O SOS Estradas e várias entidades focadas na segurança viária, estão lançando campanha inédita utilizando o “tacógrafo”, a CAIXA PRETA do setor de transportes rodoviário de passageiros e cargas. A chamada principal é:
“Antes de embarcar ou carregar, veja se o tacógrafo está regular!”
Qualquer pessoa ou entidade pode participar. Basta compartilhar os posts e material de divulgação que está disponível para download. Inclusive para colocar a logomarca dos que desejarem. Basta informar por meio do [email protected] que está fazendo esse uso.
O objetivo principal é fazer com que o cidadão comum participe da redução de acidentes (sinistros) e combater a concorrência desleal utilizando informações acessíveis a qualquer pessoa que permitirão verificar se um ônibus está regular, assim como um caminhão.
Tudo através do cronotacógrafo (tacógrafo), equipamento obrigatório nos veículos pesados, onde estão registradas informações como velocidade praticada, distância percorrida e tempo de direção.
Ele serve para controlar abusos de jornada dos motoristas profissionais, direção perigosa, velocidade e também oferecer informações importantes para as perícias de sinistros.
Porque não coloca em todos veículos automotores. Somente em quem trabalha, porque mostrará em acidente,os envolvidos. Como no toxicológico,todos os motoristas.