Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) contratou 13 mil km de levantamentos nas BRs sob sua administração com o objetivo de otimizar os recursos e obter boa representação da diversidade das regiões do Brasil
A carreta da Mercedes-Benz TSD, com metodologia Intelligent Pavement Assessment Vehicle – iPAVe, chegou nessa semana a Brasília (DF), onde foi realizada uma apresentação da metodologia pelo diretor de Planejamento e Pesquisa, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, além de exposição do equipamento para visitação pelos colaboradores e servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O veículo, de origem australiana, saiu do pátio da alfândega em Santos (SP), com destino à cidade de Cruz das Almas, na Bahia, onde fez a sua primeira apresentação.
De acordo com o Dnit, de forma pioneira, foram contratados 13 mil quilômetros de levantamentos nas rodovias federais, sob sua administração, e, de acordo com o diretor Mello, os trechos foram definidos com objetivo de otimizar os recursos disponíveis e obter uma boa representação da diversidade das regiões do Brasil, especialmente em relação ao clima e aos tipos de solos e pavimentos.
Ainda de acordo com a Autarquia, o iPAVe é o primeiro sistema de avalição de condição de superfície e subsuperfície totalmente integrado, no qual os dados de deflectometria são obtidos de forma contínua, aumentando substancialmente o nível de informação e, consequentemente, a capacidade de entender com mais precisão a condição do pavimento.
Segundo o diretor Mello, o componente chave do iPAVe é o Traffic Speed Deflectometer -TSD, equipamento capaz de avaliar a capacidade de carga de uma rede rodoviária em velocidade de tráfego, minimizando, desta forma, o uso dos equipamentos tradicionais estacionários ou de baixa velocidade, aumentando a produtividade e diminuindo os riscos de acidentes ((sinistros). O TSD possui feixes de lasers Doplers que permitem obter a velocidade da deflexão do pavimento, oportunizando obter a curvatura gerada pelo eixo do veículo.
Comparação
Até o momento, a carreta percorreu cerca de 10 mil quilômetros e, após a passagem em toda a extensão contratada, nesta primeira fase, será possível realizar a comparação do levantamento funcional e estrutural com o FWD – Falling Weight Deflectometer, equipamento atualmente utilizado pelo Dnit.
Ainda segundo Mello, “será uma mudança de página, uma mudança de paradigma em relação ao levantamento de pavimento, estamos vivendo um momento muito marcante do ponto de vista do levantamento da malha. Passamos da Viga de Benkelman para FWD, e do FWD para o TSD, é muito importante para o DNIT obter este tipo de equipamento”.
Informações detalhadas
De acordo com o Dnit, restam aproximadamente três mil quilômetros de levantamentos, e a expectativa é que o equipamento forneça informações ainda mais detalhadas do pavimento, garantindo à Autarquia maior assertividade nas soluções de manutenção e, consequentemente, uma melhor aplicação dos recursos orçamentários, necessários para manter as rodovias federais brasileiras.
O iPAVe retorna para o porto de Santos no dia 16 de março, quando terminam suas atividades no Brasil.