CCR RioSP investe em tecnologia sustentável em obras na pista na Rio-Santos
TECNOLOGIA: Concessionária iniciou por Paraty (RJ) a aplicação de material sustentável na recuperação da pista do acostamento da Rio-Santos. Foto: Divulgação/CCR RioSP

Concessionária prevê utilizar 20 mil metros cúbicos de material fresado

A CCR RioSP iniciou por Paraty (RJ) a aplicação de material sustentável na recuperação de pavimento do acostamento da rodovia Rio-Santos (BR-101).

Segundo a concessionária, o material fresado (subproduto resultante das atividades de manutenção do pavimento no 1º ano de concessão) está sendo reaproveitado.

De acordo com a CCR RioSP, a primeira aplicação foi em um trecho de 1.000 metros, entre os km 560 e 561. Porém, a melhoria irá se estender por toda extensão da Rio-Santos. “Sabendo da necessidade de preencher o acostamento e do grande volume de material fresado, iniciamos um estudo no nosso Centro de Pesquisas Rodoviárias (CPR), em Santa Isabel (SP), para otimizar a solução prevista incialmente para preenchimento de acostamento. Buscamos mistura asfáltica que possibilitasse o reaproveitamento do maior volume possível do material fresado, contribuindo com as metas de sustentabilidade do Grupo CCR”, explica Hamilton Cezar Gaspar Filho, coordenador de Engenharia e Obras da CCR RioSP. 

A concessionária prevê utilizar 20 mil metros cúbicos de material fresado. Esse material está estocado em depósitos licenciados instalados às margens da rodovia.

CCR RioSP investe em tecnologia sustentável em obras na pista na Rio-Santos
ESTOQUE: Concessionária prevê utilizar 20 mil metros cúbicos de material fresado, que está estocado em depósitos licenciados instalados às margens da rodovia. Foto: Divulgação/CCR RioSP

Benefícios para o meio ambiente

O coordenador de Engenharia e Obras da concessionária explica que “em termos ambientais e de ESG (Environmental, Social and Governance), o reaproveitamento do material fresado traz diversas vantagens, entre elas a reutilização dos agregados do pavimento degradado, diminuindo a demanda de novos materiais, preservando o meio ambiente, diminuindo a exploração de jazidas e a geração de resíduos passivos. O emprego dessa técnica, além de reaproveitar, não gera novos resíduos da construção civil, tornando a manutenção dos pavimentos mais sustentável”. 

Esse trabalho estava previsto para iniciar somente em 2025, mas foi adiantado para esse ano. Esse trabalho estava previsto para iniciar somente em 2025, mas foi adiantado para esse ano. A previsão de conclusão do serviço ao longo dos 270km da Rio-Santos é junho de 2024. 

Fonte: Ascom da CCR RioSP