DIFÍCIL FALAR: Usuários de várias partes do Brasil reclamam que Central de Atencimento do Dnit não atende às ligações e quando atende, o cidadão só fica 'ouvindo música'. Foto: Divulgação

Usuários de várias partes do Brasil têm reclamado ao Estradas sobre a dificuldade em ser atendido pela Central de Atendimento do Dnit; maioria reclama que fica ‘ouvindo música’ e ninguém fala nada

A pandemia do coronavírus trouxe ainda mais dificuldades aos usuários de todo o País que, em determinadas situações ou necessidades, precisam ligar para a Central de Atendimento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O portal Estradas tem recebido ao longo dos últimos meses, centenas de reclamações de seguidores que relatam a grande dificuldade em manter contato via telefone, e em situações nas quais a ligação é atendida, o cidadão ainda tem que esperar bastante para relatar o problema ou pedir alguma orientação/informação.

Diante disso, a reportagem ligou para a Ouvidoria do Dnit e teve que esperar mais de quatro minutos, depois de várias tentativas. O funcionário – que se identificou como João – disse, depois que eu relatei o problema, que o Dnit tem somente uma, duas ou , no máximo, três pessoas – dependendo da escala de plantão- que trabalham na Central do Dnit para atender ao Brasil inteiro.

Segundo o atendente João, por conta da pandemia, a situação está difícil e alguns serviços não têm como ser feito por home office. “Diante da pandemia, o portal do Dnit, ‘FalaBR’, é o grande portal onde o cidadão pode fazer reclamações, solicitações, colocar vídeos e áudios. Por uma questão de segurança biológica, o serviço do Dnit foi todo redirecionado para a parte eletrônica, por meio do portal ‘FalabBR’, que é o portal nacional de ouvidorias do governo brasileiro”, frisou João.

Ainda de acordo com o funcionário João, a ideia é, cada vez mais, depender menos do atendimento telefônico. “O cidadão deve priorizar o atendimento eletrônico, porque fica tudo registrado, por meio do processo administrativo e tudo fica registrado”, finalizou.

Só fico ouvindo música

Segundo um dos usuários, de prenome Wildenir, o telefone 3315-4000 não atende, só fico ouvindo música. “É um desrespeito ao cidadão que paga impostos”.

Outro seguidor, o Ricardo Alves, disse que ficou três dias tentando contato para resolver uma questão que deveria ser simples. “Precisei identificar o condutor (enviar os documentos via site), mas os links do site não funcionaram. Precisei encaminhar via correio, porém nos dias atuais, com a pandemia, temo pela demora. É um absurdo uma algo que deveria ser simples não funcionar. O site do Dnit encaminha para o Gov.BR, eu efetuo o login e não consigo fazer nada, ao consultar a multa, informa que não encontrou. impossível”, escreveu ao Estradas, indignado.

O cidadão José Reinaldo da Silva relatou: “Não atende nesse número. Fiquei 40 minutos esperando. Falta de respeito”.

Além de Wildenir, outra pessoa que ficou ‘ouvindo música’ foi Michelle Prado. “Estou tentando resolver uma multa por indicar o condutor, fiz pelo portal e veio a cobrança dessa multa. Estou ligando e só ouço música.”

De acordo com o relato de Gustavo Mulatinho, a tentativa de falar com a Central do Dnit foi emvão. “Hoje dia 21/07/2020, tentei ligar para o numero (61) 3315-4000, fiquei mais de uma hora no telefone escutando musica e não fui atendido. Infelizmente.

Com isso, o Estradas procurou o Dnit para saber se havia algum problema técnico ou falta de pessoal na Central de Atendimento. Por meio da assessoria de imprensa, a Autarquia informou que não há qualquer tipo de problema na Central de Atendimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui