Ampliação da Obra de Arte Especial sobre o Rio Camaquã melhorará a fluidez do tráfego de veículos
Mais segurança aos usuários e melhor fluidez do tráfego de veículos. Assim ficará o trecho da BR-116/RS, no acesso ao Porto do Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
Esse é o objetivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ao realizar os serviços nesse trecho para tornar mais rápida a chegada ao Porto de Rio Grande.
Segundo a Autarquia, no km 428 da rodovia, está sendo duplicando os 680 metros da ponte sobre o Rio Camaquã, nas proximidades do município de Cristal (RS). O propósito é dar mais fluidez ao tráfego da região, uma das principais rotas para escoamento da produção ao terminal portuário e para turistas uruguaios que visitam o litoral da Região Sul do Brasil.
O projeto, que tem investimento de R$ 85 milhões, também contempla a construção do viaduto da Pompéia – acesso secundário de Camaquã. A obra de duplicação da ponte sobre o rio já tem concluídos 76% da fundação, 75% dos blocos, 71% da mesoestrutura e 33% da superestrutura.
Segundo o Dnit, a ampliação do trecho deve beneficiar, além dos 66 mil habitantes de Camaquã (RS), os 3,8 mil veículos de carga e mais de 2,2 mil carros de passeio que trafegam diariamente pelo local.
Nessas duas Obras de Arte Especiais (OAEs) estão sendo realizados serviços como terraplenagem, pavimentação e sinalização. O empreendimento tem previsão de entrega para 2025.