RELIGIOSIDADE: Além da igreja de N.Senhora das Graças, Varre-Sai tem a a igreja Matriz de São Sebastião, construída em 1920, que fica localizada no alto de uma colina. Em estilo romântico, possui uma imagem de São Sebastião vinda da Itália. Fotos: Divulgação

Terra natal do famoso Baden Powell e reduto de produção de vinho de jabuticaba, município é o mais distante da capital carioca

Varre-Sai é um município do estado do Rio de Janeiro, com pouco mais de 10 mil habitantes (Varresaienses), localizado no Noroeste Fluminense. Com clima frio e altitude elevada, se destaca como maior produtor de café e maior colônia de descendentes de italianos do estado .

CASA DA CULTURA: O belo casarão do século XVIII abriga a Casa da Cultura de Varre-Sai.

A origem do nome “Varre-Sai” remonta a meados do século XIX. Onde fica a atual sede do município, existia um rancho que era cuidado por uma velha senhora chamada dona Inácia. Era o ponto de parada dos rancheiros que vinham das Minas Gerais para vender seus produtos no Espírito Santo.

A condição para que eles pernoitassem era que os tropeiros, após dormirem, limpassem o estábulo onde ficavam os cavalos e burros. Daí, o rancho foi ganhando popularidade, passando a ser conhecido como “Rancho Varre-Sahe”.

Terra do famoso violinista Baden Powell. A cidade é a mais distante da capital. Do Rio de Janeiro até Varre-Sai são 380 quilômetros, usando trajeto que passa por Minas Gerais. Além do café, produz um pitoresco vinho de jabuticaba.

HOSPITALIDADE: Apesar do nome Varre-Sai é local de povo hospitaleiro e simpático. A cidade está a 380 km da capital. 

Apesar do nome, Varre-Sai é uma cidade de povo hospitaleiro e os visitantes não precisam varrer antes de ir embora, é só deixar boas lembranças e novos amigos.

Pontos turísticos

Morro do Calvário

Localizado a traz da Igreja Matriz de São Sebastião no Centro da cidade onde oferece vista panorâmica para “Varre-Sai”. Formação rochosa. É palco da Encenação do Calvário de Cristo durante a Semana Santa. Informações: (22) 3843-3200.

Igreja Matriz de São Sebastião

Construída em 1920, a Igreja Matriz de São Sebastião se localiza no alto de uma colina. Em estilo romântico, possui uma imagem de São Sebastião vinda da Itália. Informações:  (22) 3843-3136.

Horto Municipal

O Horto Municipal de Varre-Sai abriga uma estufa de mudas de hortaliças em geral e uma área específica para a produção de mudas de café, além de mudas de frutas, flores e plantas ornamentais. Além disso, o local comercializa mudas de Café Arábica e de árvores frutíferas. O local abre de segunda a sexta, das 7h às 16h. Informações: (22) 3843-3529.

Casarão da Cultura

O Casarão da Cultura de Varre-Sai, no Largo da Igreja São Sebastião, está instalado em um imóvel do século 18, que foi residência de Felicíssimo Faria Salgado, primeiro fazendeiro da região. No espaço, há um museu, que conta a história da cidade ? a imigração italiana, a economia do café, a origem do nome peculiar – a partir de fotos e objetos das famílias pioneiras. O Casarão ainda conta com a Sala Baden Powell, onde estão dispostos discos, objetos (inclusive um violão) e fotos de um dos mais importantes violonistas do país, natural de Varre-Sai.

Bar do Sapato

PENDURADOS: Considerado um dos locais mais badalados de Varre-Sai, o Bar do Sapato atrai muitos turistas e moradores locais. O nome surgiu em homenagem a um andarilho chamado Salvador, descendente de escravos que costumada andar pelas ruas da cidade, sempre descalço.

O Bar do Sapato é um dos locais mais badalados de Varre-Sai. Com cerca de 300 calçados pendurados no teto e nas paredes, de sapato de criança a sapatilha de balé, a decoração do lugar é uma homenagem a um andarilho chamado Salvador, um descendente de escravos que costumava caminhar pelas ruas, sempre descalço, usando latas e panelas velhas pregadas em seus farrapos. Comandado por Maria Elmira, irmã do fundador da casa, que já morreu, o bar recebe com carinho de seus visitantes peças para aumentar a peculiar coleção. “Todos os calçados são higienizados antes de virarem enfeites”, completa Maria. O bar do Sapato fica no Largo Santa Filomena, Centro, e abre a partir das 15h. Informações: https://www.facebook.com/bardossapatos 

Adega Dario Bendia

RÚSTICA: Sob o comando de dona Conceição Bendia (foto), é a adega mais rústica entre as principais produtoras de vinho de jabuticaba da cidade.

Comandada por Dona Conceição Bendia, é a adega mais rústica entre as principais produtoras de vinho de jabuticaba da cidade (Adega Rodolphi, Pellegrini, Dario Bendia e Bendia). Tem mais de 100 anos de tradição. O teor alcoólico do vinho vem apenas da fermentação da fruta, seguindo uma tradição antiga de não usar conservantes. “Como não tem conservantes, o vinho azeda mais facilmente, Por isso, temos que produzir com muito cuidado e higiene”, conta Dona Conceição. A adega produz quatro mil litros de vinho por ano, dos tipos doce, suave e seco. Informações:: (22) 3843-3288.

Adega Pellegrini

A Adega Pellegrini é comandada por Juninho Raposinha, que herdou a adega de seus bisavós. É a única das quatro principais adegas produtoras de vinho de jabuticaba que é na zona rural – onde sempre há rodas de viola e de sanfona italiana. Além de produzir vinhos de uva e de jabuticaba, Raposinha tem plantações de palmito pupunha, limão e caqui. Também tem uma criação de curiós. Ele conta que começou a produzir para vender porque os amigos que provavam seu vinho sempre pediam para comprar. Para aprender, pediu dicas de fermentação de vinho a um químico na Universidade de Viçosa: “Não se pode fermentar o vinho por mais de 6 dias para ele não perder a cor”, ensina. Informações: (22) 9 9262-8518.

Ícone da música

NATURAL: Baden pOWELL ficou famoso no país a partir da parceria com Vinicius de Moraes, que escreveu versos para seus “afro-sambas”, como Canto de Ossanha.

Natural de Varre-Sai, Baden Powell foi um dos maiores violonistas e compositores da história da música brasileira, reconhecido internacionalmente. O artista construiu um estilo próprio, que mesclava técnicas clássicas da música erudita e elementos de ritmos populares. Foi também um grande amante do jazz, influenciado por Django Reinhardt e Barney Kessel. Baden ficou famoso no país a partir da parceria com Vinicius de Moraes, que escreveu versos para seus “afro-sambas”, como Canto de Ossanha.

A fama internacional veio em 1966, com o convite do produtor e jornalista alemão Joachim Berendt para gravar seu primeiro disco e visitar a Europa. Parte de sua obra e de sua trajetória pode ser conferida na Sala Baden Powell, espaço dedicado a ele no Casarão da Cultura de Varre-Sai. Lá também está o acervo da Lira Santa Cecília, fundada em 1917 pelo pai de Baden Powell, Lilo de Aquino.

Attività Power Trio

Conhecido grupo de rock de Varre-Sai, o Attività Power Trio é formado por Fábio Pimentel (guitarra e voz), Glaudiston Couto (baixo e voz) e Douglas Tupini (bateria). A banda costuma se apresentar em eventos da cidade, como a Festa de Abril. Em 2014, lançaram seu primeiro CD autorial “Nos Caminhos da Noite”, com canções assinadas por Fábio Pimentel.

Onde ficar

Pousada Machado

LAZER: Mesmo com toda a simplicidade, a Pousada Machado oferece piscina e redes para o descanso de seus hóspedes.

A Pousada Machado oferece quartos confortáveis com ar condicionado, frigobar, TV, internet, wifi e um gostoso café da manhã. Além disso, os hóspedes têm uma área de lazer com piscina e redes para descanso. Informações: (22) 9 9281-6195.

Pousada Vô Pedrinho

ROÇA: Rodeada pela natureza, a Pousada do Vô Pedrinho remete à roça e fica somente a três quilômetros do centro.

A Pousada Vô Pedrinho é um recanto na serra que possibilita dias tranquilos e agradáveis de descanso. Rodeada pela natureza, possui área gramada com lindos lagos e árvores frutíferas. Com boa localização, cerca de 3 km do cento de Varre-Sai, a Pousada possui acomodações confortáveis, um delicioso café da manhã, área verde de lazer, wi-fi e estacionamento descoberto. Informações: (22) 9 9742-3311.

Saiba mais sobre locais para alimentação e demais atividades, clicando aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui