Durante operação deflagrada na manhã de hoje, 15, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) notificou mais de 30 motoristas por estarem conduzindo passageiros ilegalmente na região de Manguinhos, localizada na cidade de Bayeux. Segundo o setor de policiamento e fiscalização da PRF, a infração é considerada grave e acarreta multa de aproximadamente R$ 85.
Os agentes da PRF não divulgaram quais os métodos que estão sendo utilizados nas abordagens, para evitar que os motoristas clandestinos ‘mascarem’ a atividade para burlar a fiscalização. Mas, a partir da ação do policiamento rodoviário, muitos dos passageiros acabam confirmando a clandestinidade para evitar serem notificados também.
O primeiro dia da operação aconteceu apenas no turno da manhã, porém novas ações semelhantes serão deflagradas de forma esporádica, para evitar que os motoristas se antecipem e evitem passar por esses trechos.
A PRF compara a estratégia com a de instalação de radares: quando se coloca um sensor, os motoristas só são pegos nas primeiras horas; depois eles vão informando aos outros que evitam o trecho ou passam por ele com cautela, para evitar o flagrante.
A ação foi deflagrada nas primeiras horas hoje e conta com a parceria do Ministério Público Estadual, Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Setrans, STTrans e Polícia Militar.